quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Unidades ‘Minha Casa, Minha Vida vão cus tar a partir de R$ 115 mil


O Dia, 14/8/2011, Caderno de Imóveis
PESQUISA MOSTRA BAIRROS COM MAIS LANÇAMENTOS
Acima de 60% dos novos condomínios concentram-se em cinco regiões da cidade
Cristiane Campos
Barra da Tijuca, Campo Grande, Jacarepaguá, Vila da Penha e Irajá foram os cinco bairros que concentraram 61% de toda a oferta de imóveis na Cidade do Rio ano passado. Os dados fazem par te da Pesquisa da Ademi-RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário). Somente na Barra da Tijuca, foram lançadas 3.793 unidades — representando 22% do total de novos imóveis no município.
Campo Grande e Jacarepaguá registraram 3.475 e 2.810 unidades novas, em 2010, respectivamente. Segundo Alexandre Fonseca, vice-presidente da Ademi-RJ e coordenador da pesquisa, os dois bairros ainda têm muitos terrenos com preços mais acessíveis, o que permite investi mentos em projetos para atender à diversidade de renda nessas regiões. “Além disso, o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, a melhora na renda e as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) também contribuíram para esse cenário, explica o coordenador da pesquisa.
Para Fonseca, o mercado imobiliário ficou adormeci do por muitos anos no País e mais ainda no Rio: “O que está acontecendo hoje é que estamos tirando a diferença do passado”, afirma.
Um dos exemplos é o Grupo CPS, que tem previsão de nove lançamentos em Jacarepaguá, até dezembro. De acordo com o diretor do grupo, Bruno Vaz, há empreendi mentos com as obras bastante adiantadas. O diretor da Sawala Imobiliária, Edson Pires, diz que bairros como Campo Grande e Jacarepaguá absorvem projetos para todas as faixas de renda.
Jacarepaguá: ainda um destaque
O bairro de Jacarepaguá é um dos destaques na Pesquisa Ademi-RJ. Segundo o diretor da construtora Santa Cecília, Márcio brio, q conta com dois empreendimentos no bairro o Bora Bora Hilis, na Freguesia, e o Lagoa Azul, no Pechincha —, a região ainda oferece metro quadrado acessível: “No condomínio Lagoa Azul, temos a melhor taxa de juros, e os empreendimentos ficarão prontos antes da Copa de 2014”, diz.
A Zayd também investe no bairro. A construtora tem quase 1 mil unidades. Em 2010, lançou o AcquaPark, que foi todo vendido. “A tradição em Jacarepaguá é entendemos o que o cliente deseja. Por isso, criamos projetos que atendam a este público, que procura tranquilidade, segurança e localização privilegiada”, afirma Barão Tozmi, diretor da Zayd. Já a MR2 lançou o Only, na Freguesia, que também registrou sucesso de vendas.
DIVERSIFICADA, ZONA OESTE ATRAI TODAS AS RENDAS
Os bairros que concentraram a maior parte dos lançamentos no ano passado, de acordo com a Pesquisa Ademi-RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), continuam a atrair investidores. Barra da Tijuca, Campo Grande e Jacarepaguá contam com mais de 1 mil unidades para todas as faixas de renda.
A Estrutura Consultoria, correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal, tem 2.500 contratos habitacionais só na Barra da Tijuca. Já em Campo Grande, são 1.400 unidades de construtoras como a Fernandes Araujo, RJZ Cyrela e Queiroz Galvão. Segundo destaca o diretor da Estrutura, Bruno Teodoro, Campo Grande tem número expressivo de habitantes e forte demanda. “A pessoa mora e trabalha no bairro. Por isso, as construtoras têm investido em empreendi mentos cada vez mais modernos e com infraestrutura completa’ explica Teodoro.
Ele comenta ainda que a Barra da Tijuca está expandindo tanto quanto o Centro do Rio. “As grandes construtoras já montaram suas sedes no bairro e investem pesado na região. E as empresas que ainda não chegaram à Barra, provavelmente, no futuro, vão abrir escritórios no bairro para atender à crescente demanda”, aposta.
Unidades a partir de R$ 115 mil
A construtora Vitale faz os ajustes finais para lançar um condomínio pelo ‘Minha Casa, Minha Vida em Campo Grande. Unidades vão cus tar a partir de R$ 115 mil. A Calper também se prepara para lançar, até o fim do ano, um condomínio misto no mesmo bairro.
“Serão 800 unidades, entre casas e apartamentos, na Estrada da Cachamorra. O projeto trará conceitos inovadores, com uma arquitetura contemporânea, e contará com amplo lazer”, descreve Carolina Feijó, gerente de Marketing da Calper.

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