quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Crea abre investigação?

15/08/2011 - 16h32

Crea abre investigação e convoca engenheiro que liberou parque de diversões no Rio

Fabíola Ortiz
Especial para o UOL Notícias
No Rio de Janeiro
O Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia do Rio de Janeiro) informou nesta segunda-feira (15) que abriu um inquérito para apurar as causas do acidente que deixou uma pessoa morte e outras nove feridas --sendo duas em estado grave-- no parque de diversões Glória Center, em Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, na madrugada de domingo (14).
O conselho também decidiu convocar o engenheiro mecânico Luiz Soares Santiago para prestar esclarecimentos na próxima terça-feira (23). Ele era o responsável técnico contratado para emitir os laudos de instalação, manutenção e recuperação dos equipamentos. Ele liberou o funcionamento do parque mesmo sem alvará da prefeitura do Rio.
“Vamos cobrar dele [Luiz Soares Santiago]. O fato piora, pois a prefeitura não liberou o parque para funcionar. Ele é responsável, a gente quer saber por que o parque estava funcionando sem autorização”, disse ao UOL Notícias Luz Antônio Cosenza, coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea.
Os membros do conselho fizeram uma reunião de emergência na tarde de hoje (15) para ouvir o depoimento do engenheiro mecânico do Crea, Jaques Sherique, que fez a perícia no parque.
Luiz Soares Santiago emitiu, no último dia 28 de julho, uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para o parque funcionar provisoriamente por 30 dias. O parque itinerante começou a operar em 5 de agosto.
A situação do engenheiro no Crea é legal, informou Cosenza, que destacou que após analisar o processo –e se o Conselho de Engenharia detectar que houve falha do profissional–, o engenheiro poderá sofrer punições que variam desde uma advertência até a cassação de sua carteira profissional.

Nova perícia

A delegada responsável pelas investigações, Adriana Belém, titular da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), realizou hoje de manhã uma nova perícia no parque de diversões e indicou a existência de irregularidades no local. O laudo oficial ainda não saiu.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil, seria ainda prematuro falar em indiciamento de responsáveis, mas a delegada já estuda se indiciará os donos do parque por homicídio doloso, quando há intenção de matar.
A delegada coleta ainda hoje depoimentos de vítimas que sofreram ferimentos leves e que estavam presentes na madrugada de domingo quando a adolescente Alessandra Aguilar morreu após ser atingida por um carrinho do brinquedo "Tufão" que se soltou da estrutura.
O corpo da adolescente Alessandra Aguilar, 17, foi enterrado na manhã de hoje.

Estado grave das vítimas

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que os adolescentes Victor Oliveira, 16, e Daiane Mesquita, 17, sofreram traumatismo craniano e permanecem internados em estado muito grave, sem previsão de alta.
Já Francine Santana, 20, foi submetida a uma cirurgia no maxilar, passa bem, mas também não tem previsão de alta. Os três adolescentes estão internados no hospital Miguel Couto.

Nenhum comentário: