quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Aprendiz na Imprensa Oficial

Imprensa Oficial : Fundação forma jovens para o mercado de trabalho
em 04/08/2011 10:20:00 



A tarde de ontem foi muito especial para 480 jovens que se formaram no Programa de Trabalho Protegido para Adolescentes (PTPA), da Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA), vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A cerimônia de formatura foi realizada no Teatro João Caetano, no centro do Rio, e contou com a presença do secretário Rodrigo Neves e da presidente da FIA, Teresa Cosentino.

- Eu espero que esses jovens possam aproveitar esta oportunidade e que a conclusão do curso possa ser um divisor de águas na vida deles. Os jovens formandos de hoje são bons exemplos para a continuidade e a ampliação do programa. A meta da secretaria é atender a mais 1.490 jovens - afirmou Rodrigo Neves.

O programa oferece aos adolescentes um curso com duração de três meses e a oportunidade de estagiar em uma das empresas parcerias, como a Petobras e a Rio Trilhos. Um jovem que concluiu o PTPA com 15 anos, tem estágio assegurado até os 18 anos, com possibilidade de ser efetivado na empresa contratante.

- Estou muito orgulhosa de que a Fundação esteja sendo o primeiro tijolo na vida desses jovens. Eu fico realmente feliz de estar participando da construção da vida deles. Quero que eles olhem daqui a 10, 20, 30 anos e vejam o que eles estão plantando hoje. Eles estão dando os primeiros passos, mas que certamente resultarão em bons empregos - disse Teresa Cosentino.

O PTPA é oferecido em seis unidades da FIA: Maracanã, Barreto, Santa Cruz, Padre Miguel, Nova Iguaçu e Ipanema. Uma das formandas foi a aluna da unidade Santa Cruz, Cintia dos Santos, 15 anos, que agora está em dúvida se cursa Direito ou Jornalismo. Segundo ela, o PTPA lhe ajudou a "abrir a cabeça".

- As aulas foram importantes porque nos prepararam para o mercado de trabalho e nos ajudaram a pensar, por exemplo, em como devemos nos comportar. Agora espero conseguir o meu primeiro emprego, já que somos indicados para trabalhar em várias empresas. Vou juntar o meu salário para que eu possa fazer uma faculdade - afirmou. 

Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro: A empresa conta com dez estagiários da FIA que realizam funções em diversas áreas administrativas.

Nenhum comentário: