sábado, 15 de outubro de 2011

Programa Minha cada minha vida diz todos tem que pagar por casa


ALAGOAS: VÍTIMAS DAS ENCHENTES DE 2010 TERÃO DE PAGAR PELAS NOVAS MORADIAS

Por Rafael Gomes

Essa semana as vítimas das enchentes que atingiram o estado de Alagoas em junho do ano passado tiveram uma infeliz surpresa.

As famílias que perderam suas casas e pertences nos temporais foram informadas que terão de pagar pelas novas moradias, que estão em processo de finalização, mas sem pavimentação, rede elétrica e saneamento.

A verba de 713 milhões de reais para “reconstrução” das cidades foi destinada pelo gerenciamento federal através do demagógico programa ‘Minha casa, minha vida’, portanto os desabrigados terão que se “enquadrar no perfil” do programa e assinar um contrato de financiamento imobiliário com a Caixa Econômica Federal.

Segundo os critérios do programa, no prazo de dez anos haverá um pagamento mensal no valor de R$ 50 para quem sobrevive com até um salário mínimo. Acima disso, o valor equivale até 20% da remuneração mensal, pelo mesmo período. Além dos custos com o cartório.

A grande maioria dessas famílias ainda vive em barracas improvisadas e sem saneamento básico, ou seja, mais de 8 mil desabrigados estão um ano e quatro meses residindo “acampamentos provisórios” de plástico.

Esses critérios irão valer para todos que perderam suas casas nas cidades mais castigadas pelas chuvas: Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, Quebrangulo, São José da Laje, União dos Palmares, São Luís do Quitunde, Jundiá, Jacuípe, Branquinha, Matriz do Camaragibe, Anadia, Paulo Jacinto, Murici, Rio Largo, , Atalaia, Cajueiro, Capela, Maragogi, Marechal, Viçosa e Satuba.

As vítimas das enchentes dizem não

No dia 13 de outubro, em União dos Palmares, as famílias vítimas das enchentes bloquearam as pistas da BR 104 contra tais medidas e denunciam que não foram avisadas que teriam de pagar pelas moradias. Durante o protesto, os manifestantes ergueram e atearam fogo em barricadas.

Nenhum comentário: