quinta-feira, 9 de julho de 2009

Questiono o por que das diferenças

Falar de construção de identidade, construir sabendo ou questionando se a mesma existe, reconhecendo dentro do entendimento ou outro olhar o conceito da existência dela, identidade.
Questionamento oferecido na questão das formações das favelas ou comunidades carentes ou com fama de ser.
Se uma academia lança palavras com o intuito de "correção de linguagem" que está intimamente relacionada, e delas depende, com as leis gerais do pensar. Assim, a "correção" tem valor universal e deverá estar presente em todos os homens, independentemente de nação e de língua, questiono o por que a forma de linguagem encontrada nas comunidades carentes tanto quanto a sua cultura é tão desprezada?
Fico a pensar que a necessidade esta relacionada diretamente as mudanças sócios ambientais e que a forma como é demostrada pelos meios economicos que estão no topo da piramide em relação a quem se encontra na base, lembrando que a necessidade de sustentação de quem está no topo depende de quem está embaixo, como falar quem trabalha é quem não tem valor, porem se for levado em consideração que os que estão na lida consegue ter a endorfina e a serotonina que são neurotransmissores (http://www.qued.com.br). Eles são produzidos e liberados pelos neurônios em resposta a estímulos. A endorfina é produzido em resposta às atividades físicas e tem por objetivo relaxamento, e sensação de prazer, euforia e bem-estar. Além disso, a endorfina está associada a melhora da memória, bom humor, aumento da resistência e disposição física e mental. Tb ajuda o nosso sistema imunológico, diminui as dores e retarda o envelhecimento. A serotonina é um neurotransmissor que participa do controle do humor, comportamentos emocionais e ciclo do sono–vigília. Tem efeito analgésico e tb está relacionada com a termoregulação, fome, controle da respiração, pressão sangüínea e liberação de hormônios hipofisiários.
Se falamos em ensino entre as diferentes gerações devemos respeitar a formação comunitária e não fazer como foi feito em São Paulo na época da migração italiana entro outros, ver CD Racionais Mc´s 1000 Trutas 1000 Tretas, no documentario no extra. Os negros com a finalidade de exclusão foram tratados como inviáveis ao trabalho, pois nossas crianças tem uma formação diferente da que está no apartamento ou asfalto, a liberdade é diferente, a formação intelectual é diferente, pois a maioria dos nossos não precisam da babá para ou alguém que os leve para passear, o que não ocorre com na comunidade.

Fico pensando no fato de ser pacificada, como um animal que não sabe o que quer, será que uma patricinha quando fica sem empregada tem que ser pacificada?
Quando não falamos com os nossos vizinhos, tratamos bem nossos familiares,não temos uma boa relação social que permita o pleno exercício do ir e vir, não falo de andar de avião, mas de simplesmente poder ir a algum local sem a exigência de ter dinheiro para gastar, como ocorre na comunidade, seus amigos ou conhecidos são iguais a parentes que os filhos chamam de tia ou não quero que fale com fulano apenas por não ser do meio?

Nenhum comentário: