quinta-feira, 2 de julho de 2009

O QUE É A “ISO 26000”?

Registro da reunião do GAO, realizada em 16/06/09



No dia 16 de Junho realizou-se em São Paulo a reunião do GAO cujo foco foi o debate sobre aspectos da redação da futura norma ISO26000 após o encontro internacional da ISO, realizado em Quebec. A reunião foi subsidiada pela apresentação do?documento "slides reuniao GAO" que contém as indicações sobre todos os demais documentos apresentados durante os trabalhos, e que também estão disponíveis a partir deste site. Acesse-os através do botão "Documentos" no menu acima, e depois clique no diretório "Pos Quebec/" . São eles:
a) 09-06-16_slides_reuniao_GAO_ISO 26000
b)Comments_stats
c)N166 - IDTF N091 - Quebec CSM Agendas - 12 May09_V2?
d)N167 - IDTF N086 - Quebec Discussion Doc - 12May09
e)N_168_-_IDTF_N093_-_CSM_presentations_at_Quebec_Full_Document_Meeting
f) IDTF N094 Project Plan Quebec-Copenhagen?
g)CD1_pos_Quebec_with_track_changes (arquivo compactado)
Saudações,
Equipe do GAO.

O QUE É A “ISO 26000”?



“ISO 26000” é o nome de uma nova norma internacional que está sendo construída pela ISO (International Organization for Standardization), através de um processo que envolve representantes dos mais variados países, organizações da sociedade civil e grupos sociais (veja mais adiante outras informações sobre este processo e como participar).O objetivo dessa norma é estabelecer um entendimento comum sobre a prática da “RESPONSABILIDADE SOCIAL”, visando orientar as organizações de todos os tipos e tamanhos sobre os cuidados e princípios que devem ser observados por instituições, empresas e demais entidades que desejam ser socialmente responsáveis.Diferentemente da ISO 9001 e da ISO 14001, esta não será uma norma para certificação, ou seja ela servirá apenas como um “Guia de Diretrizes”, e não como a base para obtenção de “selos” ou “certificados” de Responsabilidade Social pelas empresas e outras organizações.

Os melhores lugares para encontrar informação da ISO26000



Os melhores lugares para encontrar informação da ISO26000 atualizada são:www.gao.org.br
Neste site do GAO (informação mais resumida, focada na perspectiva ONGs): www.ethos.org.br
O site do GT-Ethos-ISO26000 (o mais completo), (clique no bannner "Uniethos", depois em "O que fazemos" depois em "Grupos de Trabalho" e finalmente em "GT Ethos ISO26000
www.iso.org/srNo site do próprio grupo de trabalho da ISO que está elaborando a norma, informação é toda em inglêswww.abnt.org.br
No site da ABNT

POR QUE A ISO 26000 É IMPORTANTE PARA O MUNDO?




A globalização do capital, da produção e da comunicação, ao lado dos avanços tecnológicos e do crescimento populacional colocam a todos os habitantes do planeta um desafio vital: ou conseguiremos nos organizar de f o rma social e ambientalmente viável e sustentável, ou iremos ser envolvidos por um processo de rápida deterioração de nossa sociedade e de nosso meio ambiente.
Os mecanismos tradicionais de controle e indução das atividades que impactam o meio ambiente, a sociedade e a economia – como as legislações nacionais e internacionais, e o poder de polícia dos governos – revelam-se insuficientes neste novo cenário. A adoção da Responsabilidade Social (RS) pelas empresas e outras org a n i z a ç õ e s apresenta-se como uma possível ajuda na solução deste desafio. Isto pode não ser verdade, se a RS for vista como simples modismo ou estratégia de marketing. Mas pode sim ser verdade, se ela for configurada com seriedade e cobrada com firmeza pelos cidadãos de todo o mundo.
Fazer com que a ISO 26000 seja algo consistente e que mereça ser cobrado pela sociedade é o objetivo de participarmos deste processo.

Responsabilidade Social e a ISO26000



A construção da norma ISO 26000 – iniciada 2005 e com publicação prevista para 2009 - promete ser um divisor de águas na história do movimento de Responsabilidade Social. Este documento está sendo produzido por um grupo de trabalho internacional envolvendo organizações internacionais e com um cuidado inédito em sua composição, de modo a garantir a participação significativa tanto de homens como de mulheres, de países desenvolvidos e em desenvolvimento, e de diferentes segmentos da sociedade, representados por seis categorias de stakeholders: empresas privadas, governos, técnicos/acadêmicos, consumidores, trabalhadores e ONGs. A ISO 26000 trará definições conceituais e contextualização sobre a questão da Responsabilidade Social, juntamente com uma orientação ampla sobre os princípios e temas a serem enfocadas pelas organizações, bem como diretrizes, exemplos e instrumentos para sua implementação prática. Suas diretrizes pretendem ser aplicáveis a todos os tipos de organizações (não somente a empresas), de qualquer porte, e em todos os países do mundo.

O QUE É “ISO 26000”? QUEM ESTÁ FAZENDO?



“ISO 26000” é o nome de uma nova norma internacional que está sendo onstruída pela ISO (International Organization for Standardization), num processo que envolve representantes dos mais variados países, organizações da sociedade civil e grupos sociais (veja neste site mais informações sobre este processo e como participar).
O objetivo dessa norma é estabelecer um entendimento comum sobre o que de fato significa “RESPONSABILIDADE SOCIAL”, para que as confusões ou iniciativas duvidosas sobre este assunto possam ser claramente resolvidas. A norma visa também orientar as organizações de todos os tipos e tamanhos sobre os cuidados e princípios que devem ser seguidos por quem deseja ser socialmente responsável. Deve ainda trazer orientações sobre o processo de incorporação da responsabilidade social às atividades de uma organização, e indicações sobre os principaisinstrumentos, sistemas e entidades que atualmente tratam do tema.
Diferentemente da ISO 9001 e da ISO 14001, esta não será uma norma para certificação, ou seja – pelo menos nessa primeira versão – ela servirá apenas como um “Guia de Diretrizes”, e não como a base para obtenção de “selos” ou “certificados” de Responsabilidade Social pelas empresas eoutras organizações.

Nenhum comentário: