quarta-feira, 15 de julho de 2009

MEC decide mudar nomes de cursos de engenharia

29/06/2009 - 13h28
MEC decide mudar nomes de cursos de engenharia
Da Redação
Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta segunda feira (29) que irá mudar nomes de cursos de engenharia após consulta pública. O meio acadêmico e a sociedade poderão propor mudanças e inclusões até o dia 31 de julho, pela internet. Os 258 nomes diferentes para essas graduações deverão ser reagrupados em 22 nomenclaturas.

O excesso de nomes ocorre pelo acréscimo de "sobrenomes" ou de digitação errada, segundo o diretor de regulação e supervisão da Sesu (Secretaria de Educação Superior), Paulo Wollinger. Assim, as nomenclaturas engenharia elétrica, elétrica e eletrônica, eletrotécnica, elétrica e das energias e elétrica industrial passarão a ser denominadas apenas como engenharia elétrica, por exemplo.

Você aprova a mudança dos nomes dos cursos de engenharia?

"O objetivo é organizar as nomenclaturas, não o de pôr camisa de força nos cursos. As instituições podem criar cursos, desde que o perfil profissional contenha diferenças substanciais em relação a algum já existente", explica Wollinger.

No ensino superior, dos 26 mil cursos de graduação existentes, sete mil têm nomes diferentes para o mesmo projeto pedagógico.

Consulta
Para realizar a consulta, é necessário enviar o formulário de avaliação dos cursos de engenharia preenchido para o e-mail referenciais.sesu@mec.gov.br (Este endereço de e-mail está protegido contra spambots; você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo).

Veja como os cursos de engenharia ficarão no documento convergência de denominações. Consulte também os referenciais dos cursos de engenharia, documento que serve de base para a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos e que é voltado também para a orientação de estudantes e de empresas.

Finalizada a consulta pública, um grupo de especialistas verificará as propostas e fará as alterações que forem necessárias. A versão final do trabalho estará disponível em novembro e, a partir de janeiro, as instituições começarão a fazer as mudanças nas nomenclaturas. Haverá um período de transição, a ser encerrado na próxima avaliação do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Segundo a pasta, a revisão das denominações será feita todo ano, a partir de agora. Os próximos cursos a terem os nomes atualizados serão os da saúde: os referenciais dessa área devem ir a consulta pública em julho.

Nenhum comentário: