quinta-feira, 2 de julho de 2009

Conferência Livre abre debate sobre a segurança nas favelas

Conferência Livre abre debate sobre a segurança nas favelasIdéias e propostas de 18 comunidades cariocas para a melhoria da segurança pública serão encaminhadas a Brasília.
Buscando se fazer ouvir em debate de relevância nacional na área de segurança pública, 18 comunidades populares do Rio de Janeiro irão discutir, entre os dias 3 e 18 de julho, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, temas relacionados diretamente ao seu cotidiano, sobre os quais até hoje não puderam opinar. Trata-se da Conferência Livre Rio Cultura de Paz, cujas propostas finais serão enviadas para debate na Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília, entre os dias 27 e 30 de agosto.
Buscando democratizar os debates e estimular a participação ativa do cidadão como criador e implementador de políticas de segurança pública, os moradores do Alemão, Belford Roxo, Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Macaé, Manguinhos, Maré, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Providência, queimados, Rocinha, São Gonçalo, São João de Meriti e Vila Kennedy formularão propostas sobre a redução da criminalidade e da violência através do fortalecimento dos laços comunitários e do exercício da cidadania.
A Conferência Livre Rio Cultura de Paz terá como foco dois dos sete eixos da Conferência Nacional. No eixo Gestão democrática, controle social, integração e federalismo, serão discutidos e identificados possíveis caminhos para que a sociedade civil possa intervir diretamente nos processos e ações de segurança pública no país. No eixo Prevenção social do crime e das violências e construção das culturas de paz, a discussão girará em torno de políticas preventivas de segurança, integrando favela e cidade através de uma cultura de paz.
A mobilização das comunidades tem como pano de fundo os projetos da face cidadã do Programa Nacional de Segurança com Cidadania - PRONASCI no Rio de Janeiro - Mulheres da Paz, Protejo e PEUS - que há sete meses vem debatendo com 5.260 mulheres e jovens de comunidades populares os temas que comporão a pauta da Conferência Livre Rio Cultura de Paz, colaborando diretamente, nestas áreas, para os sinais de redução da violência, segundo recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.
CALENDÁRIO
- 17 a 30 de junho - Reuniões preparatórias nos 18 territórios.
- 3 e 4 de julho - Conferência Livre Mulheres da Paz
Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 1º andar, auditório 13 - das 9 às 17 horas
Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã - Rio de Janeiro/RJ
- 17 e 18 de julho - Conferência Livre Jovens do Protejo
Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 1º andar, auditório 11 - das 9 às 17 horas
Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã - Rio de Janeiro/RJ
- 27 a 30 de agosto - Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília
Mais informações:
Tania Coelho - 2292-4121 / 8181-8616
Rodrigo Mariano - 2292-4123 / 9855-4803

Nenhum comentário: