sexta-feira, 24 de julho de 2009

“Políticas de Juventude para o Desenvolvimento”

Curso Virtual

O Curso de Políticas de Juventude para o Desenvolvimento promovido pela Fundação João Mangabeira em parceria com a Universidade da Juventude é uma grande oportunidade para que os gestores e as lideranças conheçam e analisem as práticas contemporâneas relacionadas com o desenvolvimento das políticas de juventude no Brasil e no mundo.

O curso tem como objetivo o fortalecimento das competências individuais e institucionais dos atores estratégicos envolvidos na formulação, implementação e no controle social de planos, estratégias e programas de juventude.

O programa acadêmico está estruturado em 4 Módulos de Aprendizagem, complementados por duas Conferências (de Abertura e de Encerramento). Após a finalização do curso a Fundação João Mangabeira junto com a Universidade da Juventude expedirão o certificado de extensão do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA), reconhecido pelo MEC.

O curso é composto por uma abertura presencial e um curso virtual baseado em um aprendizado assíncrono, onde todos os participantes não precisam estar on-line, nem trabalhar juntos ao mesmo tempo, e requer de 8 a 10 horas de trabalho por semana. Isso permite ao participante escolher seus horários de estudo e otimizar o seu tempo da melhor maneira possível. Na média, cada pessoa precisa trabalhar no curso de duas a três horas por dia, seja pela manhã, à tarde ou à noite.

O Curso Virtual de Políticas de Juventude para o Desenvolvimento terá início em 29 de agosto, com a aula presencial de abertura, na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília.

A participação é obrigatória.

A passagem deverá ser providenciada pelo aluno.

A Fundação João Mangabeira assume a despesa da estadia em hotel na noite do dia 28 de agosto, prévia comunicação com a secretaria da FJM.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 de julho até 7 de agosto de 2009. INSCREVA-SE JÁ!

A seleção dos candidatos para o curso ocorrerá até o dia 14 de agosto de 2009.
Inscrição e seleção dos participantes

Todos os candidatos devem inscrever-se usando o formulário de inscrição. Este deve ser enviado diretamente para o email cursovirtualppj@fjmangabeira.org.br, junto com a carta de recomendação da organização até o dia 7 de agosto de 2009.

A equipe selecionará os participantes com base em sua motivação, entendimento das necessidades da formação, experiência e potencial de multiplicação dentro do contexto do trabalho do candidato e de sua organização. Adicionalmente, a equipe de seleção vai buscar assegurar o equilíbrio de gênero, raça/etnia, regiões geográficas, e diferentes tipos de experiências, culturas e organizações.

A organização deste curso buscará promover a participação dos trabalhadores e/ou desempregados jovens, mulheres jovens e candidatos das áreas, estados e municípios onde não existem estruturas de formação, assim como membros das comunidades mais vulneráveis.

Os candidatos selecionados, ou na lista de espera, receberão a confirmação de inscrição até o dia 14 de agosto de 2009. A organização do curso não irá notificar os candidatos não aceitos nesta primeira seleção, publicando apenas os nomes dos selecionados no site da Fundação João Mangabeira e da Universidade da Juventude

Os candidatos selecionados receberão toda a documentação relativa ao curso com antecedência, por meio do e-mail. As organizações e os candidatos selecionados devem fazer todo o esforço possível em participar de uma maneira ativa durante todo o curso que envolve a abertura presencial no dia 29 de agosto de 2009, na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília e a participação do curso virtual.

Se, por alguma razão excepcional, o candidato selecionado não puder participar do curso, pedimos que informe imediatamente aos organizadores. De acordo com o número de vagas disponibilizadas, outras pessoas serão escolhidas da lista de espera.



Com esta iniciativa a Fundação João Mangabeira em parceria com a Universidade da Juventude expressam seu compromisso em aumentar as oportunidades de formação profissional na área de juventude.

O participante, por sua vez, tem por obrigação garantir o apoio da sua instituição e se comprometer a multiplicar o conhecimento adquirido na sua atuação institucional e/ou no âmbito do seu município ou Estado.

Nenhum comentário: