quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Referir-se a exemplos de ocupações arriscadas

http://laboreal.up.pt/revista/artigo.php?id=37t45nSU5471123974267192531

Nesta forma de capitalismo, estes trabalhadores e trabalhadoras propiciam e favorecem a expansão e a reprodução do capital, da mercadoria e, conseqüentemente, o definhamento do seu potencial de desenvolvimento. Estes meninos e meninas são destruídos, alienados das suas potencialidades de seres humanos. Há um processo de subjetivação (tornar-se sujeito), disciplinarização do não-cidadão, coisificado, descartável.
O trabalho é um modelo econômico de força aplicada; seu modo de ação é a coação de uma educação. Eis os efeitos que tomam na mecânica humana: regularidade, ordem, sujeição dos corpos, imposição, hierarquia, ajustamento do trabalhador à produção. O corpo e a psique são domesticados, disciplinados (Foucault, 1996).
Forastieri (1997), ao referir-se a exemplos de ocupações arriscadas (perigosas) para a saúde de crianças trabalhadoras, descreve os seguintes riscos e conseqüências para a saúde de trabalhadores e trabalhadoras de rua nas atividades de exploração sexual comercial, vendedores, vendedoras e limpadores de carro: riscos de exposição às drogas, violências (abusos, criminais, tráficos, acidentes), perigos à formação moral, afastamento da família e da comunidade e traumas de movimentos repetitivos.
Trabalho pesado em idade precoce também tem outras conseqüências diretas no desenvolvimento físico e mental das crianças. O corpo delas sofre os efeitos da fadiga devido ao dispêndio excessivo de energia mais do que em adultos. A maioria das crianças sofre também de má nutrição devido à ingestão de comidas inadequadas, que baixam a resistência delas e as fazem ainda mais vulneráveis às doenças. A prevalência de anemia, nutrição pobre e longas horas de trabalho facilitam a redução da capacidade de trabalho de crianças. E a fadiga contribui para a freqüência de acidentes e enfermidades (Forastieri, 1997).
Um outro campo teórico usado para nortear, teoricamente, este trabalho foi o da inter-relação Trabalho – Saúde Mental, mais especificamente os trabalhos de Seligman-Silva (1994b), que apresentam o conceito de desgaste como opção integradora do entendimento das capacidades mentais, cognitivas e psicoafetivas. O desgaste refere-se:


(...) aos agravos psicossociais vinculados ao trabalho, (...) ou à expropriação da subjetividade em situações de trabalho onde a sujeição é intensa. O desgaste mental (...) não significa necessariamente doença. Significa essencialmente perda - provisória ou definitiva - de algo que antes fazia parte do trabalhador e do seu mundo mental (...) inclui desde desgastes literais orgânicos (...) até perdas de outra ordem - como as perdas acarretadas para a identidade, para a densidade da própria vida afetiva ou para os projetos constituídos tendo em vista o futuro pessoal e da família (Seligmann-Silva, 1994a, p.18).


Seligmann-Silva desenvolveu várias pesquisas com diversas categorias de trabalhadores, nas quais identifica inter-relações entre condições laborais e de vida e saúde. Dentre os resultados encontrados por ela, há dois que são particularmente importantes para: a interação entre espaço de trabalho e relação familiar e os efeitos deixados pelas experiências precoces de trabalho.
No primeiro caso, os resultados das pesquisas indicam uma forte correlação entre espaço laboral, relacionamento e cotidiano familiar. No segundo caso, os resultados indicam os efeitos deixados pela inserção precoce no mundo do trabalho: “(...) quem teve esse tipo de experiência inicial, uma conotação negativa às vezes se desenvolveu: o trabalho passou a significar violência e exploração” (Seligman-Silva, 1994b, p.142).
É neste particular, nos aspectos psicossociais apontados pelas pesquisas, que se buscam subsídios. Conforme as contribuições que elas oferecem, principalmente no que tange à categoria desgaste, e que, neste artigo, se referem a categoria correlata, perdas, isto é, perdas da identidade, da dignidade, vida afetiva e expectativas de futuro, aspectos pertinentes ao desenvolvimento psicossocial dos sujeitos, objeto de nossa pesquisa.

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