quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A prefeitura do Rio, através da Riotur, promove o Viradão do Momo

Viradão do Momo marca início do Carnaval Carioca/2011

5/1/2011 13:31, Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio, através da Riotur, promove o Viradão do Momo, entre os dias 6 e 8 deste mes de janeiro, começando os festejos do Carnaval. Durante esses três dias, as quadras das 12 escolas de samba do grupo especial vão abrir as portas com uma série de atividades como feijoadas, eventos esportivos, atividades infantis, aulas de percussão, serviços para a comunidade e muito samba no pé.

“O Viradão do Momo é mais do que uma maratona de shows e atividades culturais nas quadras das Escolas de Samba do atual Grupo Especial. O evento, que tem sua estreia esse ano e promete entrar para o calendário da cidade, oferece a chance de Cariocas e turistas acompanharem mais de perto o mundo das escolas, a preparação do espetáculo e, acima de tudo, ter contato direto com as grandes estrelas, responsáveis pelo brilho do maior espetáculo da Terra! Tudo gratuito e aberto a todos! Então, se prepare, guarde as energias, pegue nosso roteiro e defina seu programa. A festa é de todos”, comemora o Secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O folheto sobre o “Viradão do Momo” está disponível nas escolas de samba, nos hotéis e nos quiosques de informações turísticas da Riotur – no Terminal Rodoviário Novo Rio, na Orla de Copacabana, em frente à rua Hilário de Gouvêia; na Rua Princesa Isabel, 183, também em Copacabana; e na sede da Riotur (Praça Pio X, 119, Centro).

Folia de Reis mobiliza Cabo Frio

A Secretaria de Cultura de Cabo Frio – Região dos Lagos Fluminense – começa 2011 apoiando uma das manifestações culturais mais populares do país: a Folia de Reis, uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII e que será realizada nesta quinta-feira de janeiro, na Praça das Águas, em frente à praia do Forte, a partir das 20h.

Em Cabo Frio, a Folia de Reis acontece desde 1965, com a chegada do mestre sanfoneiro Sebastião Margarida, nascido em Cardoso Moreira, e reúne crianças, adultos e idosos em um espetáculo de tradição e fé.

A Folia contará com a participação dos grupos Estrela do Oriente, de Arraial do Cabo, fundado em 1981; Estrela D´Alva, da Praia do Siqueira, fundado em 1966, e São Cristóvão, fundado em 1984. O evento terá personagens como os Reis Magos, o palhaço e os foliões, além dos mestres e contra-mestres, que comandam os foliões e dão andamento à festa. Instrumentos como viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro são tocados com maestria pelos participantes do grupo, que contam, inclusive, com crianças.

No período de 24 de dezembro, véspera de natal, a 6 de janeiro, dia de Reis, grupos de cantadores e instrumentistas percorrem as cidades cantando e declamando versos que se referem à visita dos Reis Magos ao menino Jesus.

Tradicionalmente, batem de porta em porta em busca de ofertas, que podem ser um prato de comida ou uma xícara de café. A Folia, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida em nosso país com características tão peculiares, é uma manifestação folclórica, popular e viva, e os versos são preservados e passados de geração em geração por tradição oral.

Nenhum comentário: