quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Comentário Países ricos fazem oferta de mão de obra para o Brasil

Países ricos fazem oferta de mão de obra para o Brasil


Governos e entidades de classe do exterior contatam empresários no país para tentar enviar trabalhadores qualificados

Desenvolvimento faz intermediação de alguns encontros; vinda de profissionais esbarra em custo e burocracia



Com a falta de mão de obra no Brasil e a crise no mundo rico, governos e entidades de classe do exterior têm contatado empresários e associações brasileiros para oferecer trabalhadores. O Ministério do Desenvolvimento faz a intermediação de alguns desses encontros, e a fila de espera para entrar no país, sobretudo no setor de construção, inclui americanos, espanhóis, italianos, portugueses e ingleses. "Há interesse brutal em vir para cá", diz Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea (conselho federal de engenharia e arquitetura).


Validar diplomas e obter autorização para trabalhar no Brasil, porém, é demorado e caro: pode chegar a oito meses e passar de R$ 15 mil.


Para entidades do setor, o processo seria mais curto se os países ricos oferecessem contrapartidas para os brasileiros no exterior.


Comentário

Acho maravilhoso o fato de que aqui mandam e nossos conterraneos ficam em serviços Braçais, que aqui querem tirar onda, os conterraneos quando pedem a exemplo 2° grau para servir mesa ou empacotar bolsas, o que mostra que o preconeito que temos em atrair os de fora para nos mandar refrete a volta dos que foram mandados que ao se apoderar de cargos de comando não querem os conterraneos os mandando, mas os de fora, assim vale mais os de fora. ou os que tem algo que não ser negro ou indio, morar em favelas e ser sevido por gestores governamentais e de conselhos corporativistas que dependem de dinheiro de Brasileiros e não quer o Brasil grande como ele é por conta de um carnaval que nasceu no morro. ou Favela. É por isso que o sistema S a Firjan mantem o CBO como modelo de exclusão do trabalhador em simbiose com os gestores da educação que diz que o Contrato aprendiz tem que ser para alguns não para profissionalizar nossos adolescentes e os fazer retornar e ter sucesso nas escolas, isso com apoio de nosso protetores de direito. Jovem aprendiz com ensino medio em um estado com nosso IDEB, RJ????

Nenhum comentário: