quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Casa e cidadania

Nos EUA o destino dos que perdem sua dignidade como cidadões, habitação e cabanas ou casas de lata, carros e outros que permitem morar. Na Europa porões, abrigos e para os genuinamentes europeus, nativos vale que permite alugar por tempo indeterminado, alem das habitações coletivas. Na russia o governo dá uma moradia coletiva, em que as pessoas podem morar indeterminadamente, apartamentos. Na china como na india apesar de não ter regras especificas de onde vão morar as pessoas o governo faz vistas grossas, desde que o local não é de interesses.
No Brasil as favelas sempre foram os locais onde a massa pobre pode se estabelecer, no Sul sempre ouve a criminalização da população negra e nordestina, assim como tentaram, mas não conheciam a força, então o que fizeram anularam a imagem ou presença real na midia e determinavam que podia entrar.
Agora com a unitilização de muitos territorios por conta das enchentes, já que a historia do local não foi repassada quando os nativos foram expulsos, querem vir para a região sudeste, já que a norte e centro oeste não tem os recebidos como queriam.
Só que a região sudeste tem um grande numero de negros e nordestinos que diferente do sul sabem lutar. apesar da censura impostas pela midia (justo ela que grita quando diz está sendo censurada, e quando ela pratica isso contra um povo ou raça?).
Gostaria de saber agora se o fundo de garantia dos que estão desempregados vai ajudar, ou mesmo de quem recebe um salário mínimo, ou mesmo três meses de aluguel dá dignidade, pespectiva de vida, possibilidade de sobrevida com a sensação de quem tem alguma coisa, vejamos se não existe nennhum local para que possam construir, pois tem que seguir as regras de construção, temos uma hipocrita relação de está oferecendo impossibilidades de mobilidade socio economica mascarada de social aos que possuem principalmente perfil negro, essas pessoas não podem nem tem como ir para o nordeste, porque não vieram de lá a maioria.
Terão que virar bandidos para que sejam interrados de cabeça para baixo como diz um certo locurtor?
terão a ajuda daquela ongs ligada a uma igreja que construiu casas para os do sul, mesmo que o perfil seja diferente dos que são do sul? pois tinham umas falas tão bonita na època.

Nenhum comentário: