quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Projeto para prevenção da violência contra jovens negros é lançado em Porto Alegre

O Projeto Farol Oportunidade em Ação lançado nesta sexta-feira (14 de agosto/2009), em Porto Alegre - RS, em solenidade que contou com a presença de Edson Santos, Ministro da Igualdade Racial, e de Tarso Genro, Ministro da Justiça. Ambos os ministérios são parceiros no projeto, a ser implantado em 11 regiões metropolitanas com altos índices de criminalidade.

Utilizando recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o objetivo é ampliar e dar apoio às práticas sociais que desenvolvam atividades voltadas aos adolescentes e jovens negros em situação de vulnerabilidade e segregação familiar.

Serão contempladas iniciativas para estímulo de trabalhos comunitários, articulados com ações do poder público que favoreçam a redução de homicídios, o uso e tráfico de drogas, a gravidez precoce e a prostituição infanto-juvenil. Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o Projeto Farol, das 9h às 12h haverá encontro com os gestores estaduais, municipais e do Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Rio Grande do Sul.

A solenidade de lançamento, contou com a presença dos ministros da Justiça e da Igualdade Racial, e como convidados a governadora Yeda Crusius e o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça.

O edital de chamada pública 001/2009 para que estados e prefeituras inscrevam seus projetos no Projeto Farol está disponível no site www.presidencia.gov.br/seppir.

O prazo para inscrições foi prorrogado e termina no dia 30 de agosto. Serão prioritariamente atendidas as localidades incluídas no "Diagnóstico da incidência de homicídios nas regiões metropolitanas", produzido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.


Coordenação de Comunicação Social
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Presidência da República
Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 9º andar - 70.054-906 - Brasília - DF Telefone: (61) 3411-3659

Nenhum comentário: