quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Adolescentes atendidos pela Funcap recebem bolsa de estudos para cursos profissionalizantes

O governo do estado do Pará, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará – Funcap, passou a oferecer bolsas para cursos profissionalizantes aos adolescentes que estão em final de cumprimento de medidas socioeducativas, a partir de outubro de 2009. Para ganhar a bolsa eles tiveram que obedecer alguns pré-requisitos como estar estudando e manter bom relacionamento com os outros adolescentes acolhidos nas unidades da fundação.

Os adolescentes participam de cursos do projeto “De olho no futuro” do Instituto Federal de Tecnologia do Pará - IFPA, por um período de seis meses e deverão concluí-los em processo de liberdade assistida. “Eles estão tendo a oportunidade de aprender a profissão de secretariado, informática, além da manutenção e montagem de computadores e celulares. O objetivo é qualificá-los para que possam exercer suas atividades no mercado de trabalho e participar da vida social com mais efetividade”, afirma o coordenador pedagógico da Funcap, Geraldo Barros.

Geraldo explica ainda que essa ação busca efetivar o que é determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. “É dever do Estado garantir atividades profissionalizantes para que esses adolescentes busquem um novo projeto de vida”, ressalta o coordenador. Barros acrescenta que o governo do estado não tem a finalidade de criar novas unidades para internação, e sim de fortalecer as políticas públicas de educação e lazer voltadas para a população infantojuvenil. “Se tiverem acesso a escolas e programas sociais de prevenção, os adolescentes não chegarão até aqui e a chance de se envolver em atos infracionais será bem menor”, garante ele.

Atualmente, a Funcap atende 385 adolescentes em 15 unidades distribuídas pela capital Belém e os municípios Marabá e Santarém. O coordenador pedagógico esclarece que existe um plano em execução para melhorias dos espaços conforme as orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase.


Recomeço
Paulo Santos (nome fictício) é um dos adolescentes que cumpre medida socioeducativa e foi selecionado para realizar o curso de informática no IFPA. Vindo do município de Moju, onde residia com os pais e um irmão, estava estudando, quando foi para internação em unidade da Funcap. Ele conta que cometeu um ato grave influenciado por amigos e hoje esta bastante arrependido. “Um rapaz me agrediu e revidei com um revólver que uns conhecidos me deram para guardar. Atirei no chão para espantar o homem, mas a bala acabou atingindo uma outra pessoa próxima, que faleceu”, relata Paulo.

Hoje, Paulo pretende aproveitar ao máximo a oportunidade que está tendo para aprender informática. “Espero ao final do curso poder dar continuidade aos meus estudos e conseguir um bom emprego. Desejo ser técnico em agronomia e retomar a minha vida como era antes”, declara. Paulo assegura ainda que pretende esclarecer os outros jovens sobre o estrago que uma arma pode fazer nas mãos de quem não está preparado para manuseá-la.

Outro adolescente que também está fazendo curso é Júlio Silva (nome fictício). Na quarta internação em unidade da Funcap, o jovem de Belém assegura que a má fase já passou e tem agora a esperança de uma vida nova. “Cumpro medida socioeducativa por atos infracionais como homicídio, assalto, furto e porte ilegal de arma. Já fugi daqui várias vezes, só que hoje estou buscando superar esse passado que me traz recordações ruins”, diz Júlio.

Júlio participou de várias oficinas da Funcap, entre elas, capoeira, teatro, manutenção de celular e hip hop e, ainda, é compositor de rap com 18 músicas escritas e sete gravadas em CD. “Uma das minhas composições foi selecionada para concorrer à premiação da I Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada em Brasília no mês de agosto deste ano. Não ganhei, mas valeu muito a participação”, diz Júlio Silva. A música que concorreu à premiação fala sobre a segurança com cidadania e a construção de uma cultura de paz. Segundo Júlio, ela retrata bem o que a sociedade e os jovens precisam. “Queremos oportunidades para alcançarmos um futuro melhor”, finaliza.

Por Valena Oliveira
Foto: Ascom/ Funcap
Legenda: Adolescentes atendidos pela Funcap aprendendo informática.
© Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nenhum comentário: