terça-feira, 17 de novembro de 2009

Fuvest aponta baixa concorrência em 1/4 dos cursos

2 horas, 0 minuto atrás
Uma em cada quatro carreiras oferecidas pela Universidade de São Paulo (USP) no exame deste ano da Fuvest tem menos de cinco candidatos por vaga. São 30 das 104 carreiras de graduação da instituição (28,8%) com baixa concorrência. O número de carreiras com baixa procura neste ano, divulgado ontem pela coordenação da Fuvest, é 50% maior do que no ano passado, quando só 20 delas tiveram menos de cinco candidatos por vaga. A primeira fase vai ocorrer no domingo.

A maioria desse grupo é de cursos de licenciatura, que formam professores - incluindo as duas carreiras de Pedagogia oferecidas pela USP. O aumento de carreiras com baixa procura é mais significativo se comparado com o início da década. Na Fuvest de 2002, cinco carreiras tinham até cinco estudantes para cada vaga oferecida. No vestibular de 2003, esse número foi para nove e, no ano seguinte, ficou em oito.


Para 2010, a USP oferece 10.607 vagas. Inscreveram-se 128.155 estudantes. Nos últimos anos, o número de inscritos na Fuvest caiu de 170 mil, recorde histórico de 2006, para os 128 mil na Fuvest de 2010. Uma das razões usadas para explicar essa queda é o Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, que oferece vagas gratuitas a estudantes de baixa renda em universidades particulares.


De acordo com a diretora executiva da Fuvest, Maria Thereza Fraga Rocco, a queda do número de inscritos na Fuvest nos últimos anos teve impacto maior nas carreiras menos concorridas do que nas tradicionais, como Medicina, Direito e engenharias. "Isso não se explica só pelo ProUni. Há historicamente carreiras menos procuradas", afirma. "Não tenho todas as explicações, tenho hipóteses. Pela dificuldade de mobilidade urbana, o estudante pode achar mais fácil fazer faculdade perto da residência e do trabalho." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: