sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CONCURSO NOVOS CHEFS

RIO SHOW DE GASTRONOMIA 2009
Chegou a hora de mostrar pra quem realmente importa todo o seu talento na cozinha.

PRÊMIO

O vencedor ganhará uma bolsa integral no curso de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá.

REGULAMENTO:

1. Este concurso é promovido pela INFOGLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A. ("Infoglobo"), empresa com sede na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, na Rua Irineu Marinho, nº 35, Cidade Nova, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 60.452.752/0001-15, e possui caráter exclusivamente cultural, não havendo qualquer modalidade de sorte ou pagamento por parte dos participantes, não sendo necessária a aquisição de qualquer produto, bem ou serviço, de acordo com o artigo 3º, inciso II, da Lei nº 5.768/71, e com o artigo 30 do Decreto-Lei nº 70.951/72. A participação nesse Concurso é voluntária e gratuita.

2. Este concurso é destinado exclusivamente a pessoas residentes e domiciliadas no território nacional e maiores de 18 (dezoito) anos no momento de sua inscrição.

3. Não poderão participar deste concurso profissionais da gastronomia, tais como chefs, cozinheiros, saladeiros, confeiteiros, padeiros, sushimens, dentre outros, bem como os funcionários das empresas direta ou indiretamente envolvidas em sua organização ou suas coligadas, bem como os familiares desses funcionários, definidos como: pais, filhos, irmãos e cônjuges ou pessoas que residam no mesmo domicílio do funcionário.

4. O prazo do presente Concurso tem início no dia 25/09/2009 e término no dia 04/10/2009, sendo que as inscrições serão aceitas somente até o dia 29/09/2009. O Concurso está divido em quatro etapas:

PRIMEIRA ETAPA - INSCRIÇÕES

5. As inscrições das pessoas que não estejam de acordo com os itens 2 e 3 deste regulamento, quando identificadas, serão invalidadas imediatamente.

6. Para concorrer, o interessado deverá enviar um e-mail, no período de 25/09/2009 a 29/09/2009, para o endereço novoschefs@oglobo.com.br, contendo o nome e endereço completos do interessado, sua data de nascimento, número do documento de identidade, número do CPF, telefone, e uma receita de um prato principal com influências da culinária brasileira, observado o disposto nos itens a seguir.

6.1 Opcionalmente, o interessado poderá entregar a receita de um prato principal na portaria da sede da Infoglobo, na Rua Irineu Marinho, nº 35 - Cidade Nova - Rio de Janeiro/RJ, no período entre as 9h do dia 25/09/2009 até as 17h do dia 29/09/2009, juntamente de uma folha de rosto contendo o nome e endereço completos do interessado, sua data de nascimento, número do documento de identidade, número do CPF, e-mail e telefone.

6.2 Como prato principal, entende-se a refeição servida entre a entrada e a sobremesa.

6.3 A receita de prato principal, com influências da culinária brasileira, deverá apresentar as seguintes informações: lista de ingredientes, passos detalhados do preparo da receita e descrição da apresentação do prato. Não serão aceitas cópias de receitas notoriamente conhecidas. Uma vez constatada a irregularidade, o participante será desclassificado.

6.4 A omissão de qualquer dos dados obrigatórios do formulário de inscrição ou da receita fará com que a inscrição do interessado não seja aceita.

7. Cada interessado somente poderá enviar uma receita por inscrição. Caso realize mais de uma inscrição, o interessado somente poderá ser contemplado uma vez.

8. Somente serão aceitas inscrições que preencham todas as condições necessárias, realizadas dentro do período e através do procedimento previsto neste regulamento. Os dados fornecidos pelo participante, no momento de sua inscrição, deverão ser corretos, claros, precisos, completos e apresentados de uma forma que permita a verificação de sua procedência, veracidade e autenticidade. É de total responsabilidade do participante manter seus dados pessoais atualizados e corretos, bem como a veracidade dos mesmos.

9. Para as inscrições enviadas por e-mail, a Infoglobo não se responsabilizará por aquelas que não forem recebidas em função de problemas na transmissão de dados, no servidor ou em provedores de acesso, sem exclusão das demais situações decorrentes de caso fortuito ou força maior.

10. As inscrições das pessoas que não estejam de acordo este regulamento, quando identificadas, serão invalidadas imediatamente.

11. No caso de a Infoglobo receber receitas idênticas (que apresentem os mesmos ingredientes e modo de preparo), estas serão automaticamente desclassificadas.

12. A participação neste concurso cultural não gerará ao participante e/ou contemplado nenhum outro direito ou vantagem que não esteja expressamente previsto neste Regulamento.

SEGUNDA ETAPA - AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DAS 04 (QUATRO) MELHORES RECEITAS

13. As receitas validamente inscritas serão analisadas por uma comissão julgadora composta pela equipe da Infoglobo e por profissionais da área gastronômica, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

14. Nesta etapa, a avaliação das receitas enviadas será feita segundo os critérios de: originalidade na elaboração da receita, combinação dos ingredientes, harmonia dos sabores e descrição da apresentação do prato.

15. Os autores das 4 (quatro) melhores receitas, segundo os critérios apontados acima, estarão classificadas para a terceira etapa do Concurso. O resultado da segunda etapa será divulgado no dia 01/10/2009, no site www.oglobo.com.br. É de exclusiva responsabilidade dos participantes conferir o resultado da etapa.

TERCEIRA ETAPA - CONFRONTOS DIRETOS

16. Esta etapa ocorrerá no dia 02/10/2009 e será realizada no Campus da Universidade Estácio de Sá - Praça XI, localizado na Av. Presidente Vargas, nº 2.560 - Centro, quando os 4 (quatro) participantes selecionados na segunda etapa concorrerão entre si, através de 02 (dois) confrontos diretos, elaborando novas receitas, durante o período máximo de 45 (quarenta e cinco) minutos, com ingredientes que serão revelados no momento da execução da prova, na presença da comissão julgadora.

16.1 O prazo de 45 (quarenta e cinco minutos) será o período máximo que os concorrentes terão para a elaboração, montagem e apresentação da nova receita à comissão julgadora.

16.2 Não será permitido aos participantes selecionados para a Segunda Etapa a utilização de ingredientes, utensílios e equipamentos próprios, sendo de responsabilidade da comissão do concurso disponibilizar os utensílios e equipamentos necessários à execução da prova.

17. Os 02 (dois) confrontos diretos ocorrerão da seguinte maneira:

17.1 No local da execução da prova, minutos antes do seu início, será realizado um sorteio pela comissão julgadora, para definição dos 2 (dois) primeiros participantes que concorrerão entre si, nos termos acima especificados. O vencedor estará automaticamente classificado para a quarta etapa deste concurso.

17.2 Encerrado o primeiro confronto direto, os outros 2 (dois) participantes concorrerão entre si, nos termos acima especificados. O vencedor do segundo confronto estará automaticamente classificado para a quarta etapa do concurso.

18. Nesta etapa, a avaliação das receitas criadas pelos participantes será feita pela comissão julgadora de duas formas:

18.1 Quando da execução da prova, dentro do período de 45 (quarenta e cinco) minutos, serão analisados os seguintes critérios: criatividade, apresentação e pontualidade.

18.2 Quando da degustação das receitas, que será realizada logo após a execução da prova, serão analisados os seguintes critérios: paladar, temperatura e harmonia.

19. Os vencedores de cada um dos confrontos indicados nos itens 17.1 e 17.2 serão aqueles que obtiverem a maior pontuação total, de acordo com o ranking abaixo:

a) Paladar da receita - máximo de 40 pontos;
b) Apresentação da receita no prato - máximo de 20 pontos;
c) Criatividade da receita - máximo de 20 pontos;
d) Pontualidade na elaboração da receita - máximo de 10 pontos;
e) Temperatura adequada da receita - máximo de 5 pontos;
f) Harmonia do paladar da receita - máximo de 5 pontos.

19.1 Em caso de empate na pontuação total obtida pelos participantes que se enfrentaram, o vencedor será aquele que tiver obtido maior número de pontos no critério "Paladar da receita". Persistindo o empate, será vencedor aquele que tiver obtido maior número de pontos no critério "Apresentação da receita no prato", e assim sucessivamente.

20. O resultado desta terceira etapa será divulgado na presença dos participantes, uma vez encerrados os confrontos diretos.

QUARTA ETAPA - SELEÇÃO DO VENCEDOR

21. Esta etapa ocorrerá no dia 04/10/2009 e será realizada durante o 6º Circuito Rio Show de Gastronomia, que acontecerá no Museu de Arte Moderna - MAM - do Rio de Janeiro. Nesta etapa, os 2 (dois) participantes selecionados na terceira etapa concorrerão entre si, apresentando novas receitas de acordo com os ingredientes revelados no momento da execução da prova, que também terá duração de 45 (quarenta e cinco) minutos e seguirá o mesmo procedimento adotado na terceira etapa, na presença da comissão julgadora.

22. Aplicam-se a esta etapa as regras previstas nos itens 16.1 e 16.2 deste regulamento. A seleção do vencedor será realizada segundo os critérios e pontuações previstos nos itens 18, 18.1, 18.2, 19 e 19.1.

23. O resultado do concurso será divulgado na presença dos participantes, uma vez encerrado o confronto. O resultado também será divulgado no site (www.oglobo.com.br).

24. O autor da receita que obter a maior pontuação, receberá, como prêmio, uma carta-compromisso que dará direito a uma bolsa de estudos integral no curso Tecnólogo em Gastronomia, com duração de 2 anos e meio, na Universidade Estácio de Sá. O curso é oferecido nos campus Tom Jobim, localizado na Avenida das Américas, nº 4.200, Bloco 11 - Barra da Tijuca; ou Praça Onze, localizado na Av. Presidente Vargas, nº 2.560 - Centro, nos turnos disponibilizados pelos campus.

24.1 O vencedor deverá realizar a matrícula no curso até o início das aulas do primeiro semestre de 2010.

24.2 Se o vencedor já for estudante do curso em questão, a bolsa de estudos será válida da data de encerramento deste concurso até o fim do curso, sem gerar efeitos retroativos.

24.3 Se o vencedor já for formado no curso em questão, ganhará uma bolsa de estudos integral no curso de pós-gradução de Planejamento e Gestão de Restaurantes, oferecido pela Universidade Estácio de Sá, com início em 2010. Em caso de impossibilidade de matrícula no referido curso de pós-graduação devido a cancelamento por parte da Universidade Estácio de Sá, ao vencedor será facultado escolher outro curso de pós-graduação, a seu critério.

25. A carta-compromisso referida no item 24 será entregue sem ônus ao contemplado, num prazo de até 15 (quinze) dias, a contar da data da divulgação do resultado do concurso, no endereço indicado pelo contemplado no seu formulário de inscrição.

26. A Infoglobo arcará com as despesas de hospedagem, alimentação e bebidas, exceto alcoólicas, dos participantes classificados para a terceira e quarta fases do concurso que não sejam residentes no município do Rio de Janeiro ou nos municípios do Grande Rio. Aos participantes caberão as despesas relativas a transporte para o Rio de Janeiro e transporte do local de hospedagem para o local de realização das provas, bem como quaisquer outras que vierem a acontecer e que não estejam expressamente previstas entre as responsabilidades da Infoglobo.

26.1 A Infoglobo, em hipótese alguma, arcará com as despesas de acompanhantes dos participantes classificados para a terceira e quarta fases do concurso que não sejam residentes no município do Rio de Janeiro ou nos municípios do Grande Rio.

27. Após a entrega do prêmio, ficarão sob responsabilidade do vencedor todos os gastos, custos e ônus relativos ao gozo do prêmio, incluindo despesas com material didático e com transporte para o local de realização das aulas.

28. No caso de fraude comprovada, o vencedor será excluído do concurso, sendo que o prêmio será transferido para o próximo colocado dentro das condições válidas.

29. O prêmio é individual e intransferível. Em hipótese alguma, o vencedor poderá trocar o prêmio ou recebê-lo em dinheiro. O vencedor deverá assinar uma declaração atestando o recebimento do prêmio e a completa idoneidade do concurso.

30. Todo o material recebido por força deste concurso, inclusive do vencedor, não será devolvido aos participantes após o término do concurso.

31. Todos os participantes do presente concurso cedem e transferem à Infoglobo, na integralidade e a título universal e gratuito, para os fins de utilização, armazenamento por prazo indeterminado e/ou comercialização, no Brasil e no exterior, a qualquer tempo, todos os direitos patrimoniais de autor sobre as receitas criadas e enviadas à Infoglobo. A presente cessão de direitos patrimoniais permite à Infoglobo, sem quaisquer ônus, publicar as receitas em livros, jornais, revistas, folhetos, fascículos e qualquer outra forma de publicação impressa, através da internet, de plataformas e tecnologia wireless, de televisão de qualquer espécie (televisão aberta ou televisão por assinatura), de todas as formas de transporte de sinal existentes (exemplificativamente UHF, VHF, cabo, MMDS, satélite, Internet Protocol e TVA), de todas as formas de mídia e plataformas analógicas e digitais existentes, com atributos ou não de interatividade (exemplificativamente CD, DVD e Blue Ray), bem como através de todas as outras formas de mídia, incluindo, mas não se limitando, telefonia móvel, rádio, portais de voz, mala direta, calendários, marketing viral, entre outros.

31.1 Por meio da presente cessão, a Infoglobo fica legitimada, ainda, a comercializar por qualquer um dos meios listados no item 31 acima, bem como a ceder e licenciar, sem qualquer ônus, os direitos patrimoniais de autor relativos às receitas criadas pelos participantes no concurso, seja a título gratuito ou oneroso.

31.2 À Infoglobo fica permitido reduzir, alterar, editar e modificar as receitas cujos direitos patrimoniais foram cedidos nos termos do item 31.

32. Compreende-se na cessão referida nos itens anteriores todo o direito necessário para a exploração total e pacífica das receitas pela Infoglobo, pelo prazo de vigência dos direitos de propriedade intelectual.

33. Os participantes do concurso cultural declaram ser os legítimos autores/criadores das receitas inscritas, garantindo sua originalidade, e assumem total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer reivindicações eventualmente feitas por terceiros prejudicados. Os participantes do concurso atestam, para os devidos fins, que os direitos patrimoniais de autor relativos às receitas, cedidos para a Infoglobo nos termos do item 31, encontram-se livres e desembaraçados de ônus ou restrições.

34. Os participantes deste concurso autorizam, desde já, a veiculação de seus nomes, imagens e sons de voz para utilização pela Infoglobo em fotos, cartazes, filmes, spots e/ou peças promocionais, em qualquer tipo de mídia, suportes e/ou meio de transmissão, analógico ou digital, para os fins de divulgação do presente concurso, sem que a Infoglobo ou qualquer terceiro tenha que fazer qualquer pagamento para tanto.

35. A Infoglobo reserva-se ao direito de cancelar, suspender ou modificar qualquer item deste regulamento, bem como a interromper, modificar ou cancelar o concurso, caso ocorram fraudes, dificuldades técnicas ou qualquer outro impedimento que esteja fora de seu controle e que comprometa a integridade do concurso, de forma que o mesmo não possa ser conduzido como originalmente planejado. Qualquer alteração no regulamento ou interrupção, modificação ou cancelamento do concurso será previamente comunicado pela Infoglobo, como antecedência de 05 (cinco) dias, a todos os participantes efetivamente inscritos, os quais, caso não concordem com os termos alterados, poderão cancelar a inscrição, a fim de se liberarem das obrigações ora assumidas.

36. Este regulamento estará a disposição dos participantes no site www.oglobo.com.br/novoschefs e na portaria da sede da Infoglobo, cujo endereço encontra-se indicado no item 1 deste regulamento, até o término do concurso.

37. Eventuais dúvidas relacionadas com este concurso e seu regulamento podem ser esclarecidas através do e-mail: novoschefs@oglobo.com.br. As dúvidas e omissões do regulamento serão julgadas por uma comissão composta por membros da Infoglobo, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.

38. Em razão de sua natureza, o prêmio não estará exposto.

39. A INFOGLOBO NÃO SE RESPONSABILIZA POR EVENTUAIS FALHAS, CANCELAMENTOS, ADIAMENTOS OU QUALQUER OUTRO PROBLEMA ENVOLVENDO O CURSO MENCIONADO NO ITEM 24. NA OCORRÊNCIA DE QUALQUER PROBLEMA OU DIFICULDADE ENVOLVENDO O REFERIDO CURSO, O VENCEDOR DEVERÁ CONTATAR DIRETAMENTE A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.

40. OS PARTICIPANTES DO CONCURSO SERÃO RESPONSABILIZADOS POR QUAISQUER DANOS QUE PROVOCAREM, POR AÇÃO OU OMISSÃO, À INFOGLOBO OU A TERCEIROS DURANTE A REALIZAÇÃO DE QUALQUER DAS ETAPAS DO CONCURSO, NOS TERMOS DA LEI CIVIL. DA MESMA FORMA, O VENCEDOR SERÁ RESPONSABILIZADO POR QUALQUER DANO QUE CAUSAR À INFOGLOBO, À UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ OU A TERCEIROS, POR AÇÃO OU OMISSÃO, DURANTE O GOZO DO PRÊMIO.

Nenhum comentário: