sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Estrutura do Encceja

Estrutura do Encceja

Frente às novas necessidades e demandas que vêm surgindo desde a sua criação, em 2002, até os dias de hoje, o Encceja sofreu as seguintes modificações na sua aplicação em 2006:

- Adequação da Matriz de Competências e Habilidades com 45 habilidades para uma tabela com 30 Descritores de Competências e Habilidades, buscando estreitar as relações de consistência e coerência entre os descritores da Matriz e o instrumento de avaliação e, também, atender às mudanças na sistemática de aplicação do Exame;

- Introdução da Teoria da Resposta ao Item e de uma escala correspondente no processo de correção dos itens das provas e proficiência na correção da redação.

O participante do Encceja poderá ser certificado, no Ensino Fundamental, nas seguintes áreas: 1) Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Artística e Educação Física; 2) História e Geografia; 3) Matemática; e 4) Ciências Naturais.

No Ensino Médio, a Certificação abrange: 1) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 2) Ciências Humanas e suas Tecnologias; 3) Matemática e suas Tecnologias; e 4) Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para receber a certificação em cada uma das áreas supracitadas, o participante deverá obter na prova objetiva, no mínimo, o nível 100 (cem) em uma escala de proficiência que variará do nível 60 ao nível 180, com desvio padrão de 20 pontos. O nível 100 dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

No caso específico da área 1 – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Artística e Educação Física (Ensino Fundamental) – , o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de redação. Essa proficiência será conferida caso o participante obtenha, em quatro competências definidas para o texto escrito – cada uma delas constituída de quatro níveis – pelo menos o nível 2 (dois) em uma delas e pelo menos o nível 1 (um) nas demais.

No caso específico da área 1 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Ensino Médio) – , o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de redação. Essa proficiência será conferida caso o participante obtenha, em cinco competências definidas para o texto escrito – cada uma delas constituída de quatro níveis – pelo menos o nível 2 (dois) em duas delas e pelo menos o nível 1 (um) nas demais.

Na prova de redação, não serão atribuídos pontos aos seguintes textos:

* B (em branco). Textos com até 05 linhas escritas
* N (nulo). Textos em que haja a intenção clara do autor de anular a redação ( palavrões, riscos ou desenhos não acompanhados de texto, etc.)
* I (ilegível), Texto com letra totalmente ilegível ou texto em outra língua que não seja a portuguesa.
* D (desconsiderado). Texto que não desenvolve o tema da redação.

Para efeitos estatísticos, às redações D, I e N será atribuído o grau zero (0)

As redações classificadas com B não recebem grau e não entram nas análises.
A Matriz de Competências e Habilidades, com 45 habilidades, continua subsidiando o estudo individual dos participantes, bem como o trabalho desenvolvido pelos professores no preparo dos alunos, conforme o material didático elaborado pelo Inep, composto de 13 volumes.

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