terça-feira, 4 de novembro de 2008

Questiono programas do Governo Brasileiro

Como explicar o que tenho colocado na questão de especialistas, analistas, consultores e pesquisadores: voltando no tempo observando as muitas das iniciativas do governo na questão da alfabetização, observamos programas que não vão adiante, antigamente tinha um viés, agora muitos e muitos mandando e ninguém se entendendo e apenas os professores que estão dentro das salas de aula, sem apoio, utilizando dos seus salários a vistas destes que recebem bem mais e não tem os mesmos custos, que é o utilizar em seu beneficio em proveito próprio, se qualificar (e tem tempo, pois não ficam em sala de aula e são pagos para estar em eventos) e não ter que comprar materiais para atividades de sala de aula.
Contaremos apartir de 1947 com a Campanha Nacional de Alfabetização, que incluía as Centrais populares, o governo, a cartilha de alfabetização (recentemente uma senhora que está sendo alfabetizada me solicitou uma) e o método do Educador Paulo Freire; Surge o MOBRAL, Movimento Brasileiro de Alfabetização com os militares; em 1985 na Nova Republica a Fundação Educar só assessorava os municípios. Podemos dizer que a partir do meado da década de 80 começaram a surgir movimentos independentes e muitos que visam oferecer assessorias, debates, qualificação no que diz a parte do governo e os movimentos populares que mais se destacaram nas atividades praticas, reais; em São Paulo criou-se o MOVA que tem como meta qualificar o alfabetizador e promover debates, os Brizolões, bolsa escola, PETI, o PAS com integração universidade e município, entre outros se extingue e cria-se o PNAD para extinguir a Fundação Educar em 1990, que não foi implementada; FUNDEB, EJA, INAF, LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) provas de avaliação do Governo Federal (que no ensino fundamental em geral é aplicada pelo próprio professor), Sistema de ensino da União, Eventos que são criados a serem incluídos Obrigatoriamente no calendário escolar (e que muitas vezes figuram nas provas de seleções e avaliações sem, contudo ter chegado às mãos do professor ou o mesmo ter que optar pela matéria ou outra por impossibilidade de inclusão na grade escolar), das inseguranças jurídicas provocadas por termos utilizados em leis que normalizam as atividades na área da educação utilizando como exemplo a educação profissional que está publicada na LDB Lei 9.394/96 Art 39, Decreto Lei 2.208/1997 que tem a CLT Art 402 ao 441 e o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) Profissionalização do adolescente, que não sugere discriminação e exclusão por nível de escolaridade mais ao colocar temos na Portaria 615/2007 como Art 4 III- Conteúdos de formação Humanos e Cientificas devidamente contextualizados: a) comunicação oral e escrita leitura e compreensão de texto e inclusão digital (Se consideramos dados do próprio IBGE ou do Ministério da educação na questão do numero de adolescentes que não se destacaram nas provas Brasil ou mesmo outras de avaliação...) b) Raciocínio lógico-matematico, interpretação e analise de dados estatístico (...O Art 427 deixa de ter validade..), g) Educação Fiscal ... .
§1° As dimensões Teóricas e praticas da formação do aprendiz deverão ser pedagogicamente articuladas entre si, sob forma de itinerários formativos que possibilite ao aprendiz o desenvolvimento... dos fundamentos técnico-científicos e das atividades técnico-tecnológicas especificas à ocupação, e termos como cursos técnicos correspondentes, podemos colocar que é uma atividade de ensino profissionalizante com muitos mandando e poucos nas vielas das favelas ou mesmo nas ruas oferecendo alternativas a um percentual significativo da população que hoje procura em atividades ilícitas e que causam dano a sua saúde e moral o que não encontra nas escolas e mercado de trabalho, vimos a necessidade daqueles que hoje vivem de eventos e debates e congressos e conferencias e passeatas (algum pesquisador poderia fazer uma levantamento de quantas foram feitas na área de educação, segurança, direitos humanos e destes motivadores e movimentadores, quantos atuam em trabalhos reais diretos com o temas que levantaram, não falo de recolher dados mais de ir a campo, as ruas). Se lembramos do Art 7 XXVII, XXXI, XXXII, XXXIII e XXXIV da Constituição Federal, e que não é oferecido ainda no Brasil uma educação como o Governo prega acima de 4 pontos, (não se levamos em consideração as Escolas Federais , Centros Tecnológicos longe das periferias com pontos abaixo de 2), e que a um apagão profissional, e que o abismo entre negros e brancos que entram no ensino superior cresceu, e a morte de adolescentes negros em confronto aumentou junto com a criminalidade e o envolvimento de adolescentes.
E volto ao tema Encceja que não está dando oportunidade a quem precisa, o Governo Brasileiro que pinta de Bonzinho cometendo exclusão.

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