quarta-feira, 23 de junho de 2010

TEMPORADA DE CAÇA AOS GATOS

Práticas, equipamentos e soluções no combate ao furto e a fraude em energia e saneamento

14 de julho de 2010

Auditório da AEERJ – Av. Rio Branco, 124 – 7º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ

“Gatos” de energia em comunidades carentes do Rio estão com os dias contados

Concessionária implanta superintendência que vai atender favelas, começando pelas que foram beneficiadas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs)



O furto de energia elétrica traz mais problemas para os usuários do que se imagina. Além de ficarem sujeitos a queima de aparelhos elétricos e ficar sem energia a cada pequena oscilação da rede, o risco de incêndios provocados por curto-circuito nas ligações clandestinas é muito grande. Para começar a solucionar o problema, a Light, concessionária de energia elétrica do Rio de Janeiro, implantou o Programa Comunidade Consciente, ligado à recém-criada Superintendência de Relacionamento com as Comunidades. A companhia pretende, não só aumentar a receita com o cadastramento dos novos usuários, mas conscientizá-los a usar a energia de forma racional. Como não pagavam pela energia, as pessoas deixavam os aparelhos ligados sem necessidade. Com a conta, todos agora precisam aprender a usá-la corretamente.

Este assunto está no centro da discussão do Workshop “Temporada de Caça aos Gatos”, que a Planeja & Informa vai realizar no próximo dia 14 de julho, no auditório da AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro. O evento vai mostrar que hoje já existem tecnologias modernas a disposição das concessionárias para combater e prevenir os “gatos”, tanto na rede elétrica quanto na rede de abastecimento de água. A idéia é reunir ali representantes das concessionárias dos dois setores, empresas de tecnologia de medição e de consultoria, agências reguladoras e experiências de empresas públicas e privadas no combate ao furto de água e energia e controle de perdas de água e energia, além de técnicos e estudiosos no assunto, de forma a promover uma grande mesa redonda que leve a soluções que possam ser colocadas em prática o mais rapidamente possível.

O programa da Light prevê ainda a distribuição de lâmpadas eficientes e geladeiras que consomem menos energia. Por enquanto, as comunidades beneficiadas pelas novidades são aquelas atendidas pelas Unidades de Polícia Pacificadora, começando pelo Morro Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O Morro Chapéu Mangueira, no Leme, é o próximo da lista de prioridades, seguido pelos morros da Babilônia (Leme), Pavão-Pavãozinho (Copacabana), Cantagalo (Ipanema), também na Zona Sul, e Cidade de Deus (Jacarepaguá), na Zona Oeste do Rio. De acordo com o superintendente da companhia, nas comunidades pacificadas o serviço é feito mais rapidamente, mas a idéia é levar a novidade a todas as favelas do Rio. A tarifa cobrada é a social, mas a companhia está negociando junto à Agência Nacional de Energia Elétrica o escalonamento de acordo com o orçamento das famílias e o combate ao desperdício.

No Morro Dona Marta, único que já está com o serviço totalmente implantado, a arrecadação mensal chega a R$ 60 mil, e o índice de inadimplência é de apenas 2%, mais baixo do que a média da cidade, que chega a ser de 4%, dependendo da estação.

COMO SE INSCREVER?



Para se inscrever basta preencher a ficha em anexo e encaminhar para:

cristiana.iop@planejabrasil.com.br


Para informações adicionais – 21 2262-9401/2215-2245



TAXA DE INSCRIÇÃO – R$ 250,00



INFORMAÇÕES GERAIS



Data: 14 de julho de 2010



Local: Auditório da AEERJ

Avenida Rio Branco, 124 – 7º andar

Centro – Rio de Janeiro – RJ



Duração: 08 horas



Metodologia: A programação do workshop será apresentada através de palestras e painéis.



Número de participantes: Vagas limitadas para 100 participantes.

QUEM DEVE PARTICIPAR?

Segmentação:

Workshop destinado aos setores elétricos e saneamento.



Público-Alvo:

Engenheiros, Empreiteiros, Administradores, Analistas, Consultores, gestores públicos, Executivos do Governo (federal, estaduais e municipais), Ministérios, Concessionárias de serviços públicos, Associações de classe, Empresários, Prestadores de serviços, Universidades (públicas e privadas) e Institutos de Pesquisa, ONGs, Ministério Público e Órgãos de defesa do consumidor.

PRINCIPAIS TEMAS
“A VISÃO DO REGULADOR – PANORAMA DAS PERDAS COMERCIAIS EM ENERGIA E SANEAMENTO”

“ASPECTOS JURÍDICOS – COMO COIBIR A FRAUDE?”

“OS IMPACTOS ECONOMICOS NA SOCIEDADE – A VISÃO DOS ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR “EQUIPAMENTOS”

“SOLUÇÕES”

“MODELOS DE GESTÃO NO COMBATE AO FURTO E FRAUDE NAS OPERADORAS”

Nenhum comentário: