quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lixão em Vargem Grande é risco para comunidade

Notícias - Lixão se forma em Vargem Pequena
14/06/2010 - 12h25m



| foto de Margareth Santos



Um lixão está se formando no terreno ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto da Cedae, em Vargem Pequena, na comunidade Novo Palmares. Galhos de árvores, entulhos de construções, pedaços de madeira, pneus usados, móveis velhos, telhas, roupas, copos e sacolas plásticas, entre outros, são encontrados na área.

De acordo com um morador, que não quis se identificar, o espaço era usado como campo de futebol, mas há cerca de um ano se transformou numa lixeira a céu aberto. “É possível encontrar de tudo nesse lugar. Crianças já acharam até preservativos e seringas descartáveis usados”, afirma. O estudante de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Walter Sena, que realiza trabalhos na comunidade, alerta que a sujeira atrai roedores para o local. “A urina dos ratos transmite leptospirose, uma grande ameaça à saúde das crianças”, comenta.

A fumaça gerada pela queima de pneus velhos intoxica idosos e crianças, outra questão observada pela equipe de saúde de família, da qual Sena faz parte. Entre os diversos problemas, também já foram verificados pelos moradores focos de larvas do mosquito da Dengue. A comunidade, que vive basicamente da reciclagem, pede providências às autoridades competentes.




Fonte: Margareth Santos

Nenhum comentário: