terça-feira, 1 de junho de 2010

Aliança Empreendedora e Artemisia

Aliança Empreendedora e Artemisia lançam edital para seleção e apoio de organizações aliadas



Em um projeto inovador, a Aliança Empreendedora e a Artemisia lançam edital para a seleção de organizações sociais que executam projetos de apoio a microempreendimentos e grupos produtivos comunitários e que desejam atuar no fomento e apoio a negócios sociais em comunidades de baixa renda na região de São Paulo.



Podem se inscrever no edital organizações sociais sem fins lucrativos, que sejam brasileiras e formalizadas, localizadas na região metropolitana de São Paulo e que tenham como foco de atuação o apoio ao empreendedorismo comunitário e à geração de trabalho e renda.

A coordenadora regional da Aliança Empreendedora em São Paulo, Nina Valentini, afirma que o edital reforça a importância do trabalho conjunto para o aumento do impacto de iniciativas de empreendedorismo social e comunitário através de novos modelos de negócios capazes de transformar realidade local. “A idéia central é estimular que os próprios empreendedores consigam inovar e criar soluções para as demandas sociais de suas comunidades, mas, ao mesmo tempo, gerem lucro em seus negócios", comenta.

Os projetos selecionados receberão apoio financeiro e metodológico para a melhoria e ampliação de seu trabalho e impacto. Além disso, essas organizações participarão como parceiras da consolidação da metodologia de Negócios Sociais Comunitários e da construção de uma nova forma de apoiar microempreendimentos no país.

Por meio das organizações aliadas selecionadas, os empreendedores apoiados terão apoio nas áreas de conhecimento e informação para a gestão de seus negócios, design, comercialização, tecnologia e infraestrutura. As organizações também receberão investimento para o desenvolvimento de suas atividades alinhadas a essa iniciativa.



As inscrições podem ser feitas até às 23:59 (horário de Brasília) do dia 25 de maio de 2010, segundo os procedimentos apresentados no site do Programa Negócios Sociais Comunitários – www.negocioscomunitarios.org.br.

A seleção das organizações será realizada por uma comissão avaliadora composta por representantes da Artemisia e da Aliança Empreendedora. O processo de seleção será feito em 2 etapas: seleção das fichas de inscrição e visitas às 10 organizações com melhores propostas. O resultado final será divulgado no dia 20 de junho de 2010.

Para obter a ficha de inscrição e mais informações sobre o edital, visite o site: www.negocioscomunitarios.org.br.



Sobre a Artemisia:



A Artemisia é uma organização pioneira em negócios sociais no Brasil que busca atrair e formar pessoas qualificadas para atuar na criação e desenvolvimento de um novo modelo de negócio, que possa contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas no mundo.

Criada em 2002, a Artemisia iniciou suas atividades no Brasil em 2004. O país foi rapidamente escolhido como sua base de atuação, por possuir um ecossistema altamente favorável ao surgimento de negócios sociais: uma economia sólida e em crescimento, acesso a recursos financeiros e técnicos, empresas e organizações da sociedade civil sofisticadas, um alto índice de empreendedorismo e o mais importante, pessoas dispostas a agir para solucionar os graves problemas sociais do país. Para lograr desenvolver o campo de negócios sociais no Brasil a Artemisia prioriza três estratégias de atuação:

· Oferece formações práticas para pessoas que precisam adquirir conhecimentos e desenvolver competências para empreender ou atuar em negócios sociais

· Seleciona e apóia negócios sociais, em estágio inicial de desenvolvimento e com alto potencial de impacto social e econômico, oferecendo todo o apoio estratégico e técnico necessário para garantir a sua consolidação e acelerar seu crescimento.

· Contribui para a articulação e atração de massa crítica para o campo de negócios sociais.

Sobre a Aliança Empreendedora:



A Aliança Empreendedora é uma organização social que atua para o fomento e apoio ao empreendedorismo comunitário e de baixa renda como estratégia de inclusão e desenvolvimento econômico e social. Faz isto através de um Sistema de Inclusão Empreendedora que viabiliza aos microempreendedores os Acessos a Conhecimento, Microcrédito Produtivo e Comercialização através de uma rede de Negócios Sociais e diferentes metodologias desenvolvidas especificamente para este público, o empreendedor de baixa renda.



Desde sua fundação em 2005, a Aliança Empreendedora já apoiou mais de 1600 microempreendedores de baixa renda, atua com escritórios próprios no Paraná, São Paulo e Pernambuco e em parceria com organizações aliadas em mais 6 estados brasileiros através da prestação de serviços e parceria com organizações como Instituto Wal Mart, Grupo Santander Brasil, Sebrae, AVINA, Artemísia, Ashoka, Volvo, Instituto Ventura e Instituto Lojas Renner. O trabalho da organização proporcionou em 2009 um aumento de renda dos microempreendedores apoiados entre 45% e 170%.



Mais informações:



Aliança Empreendedora:

Site: www.aliancaempreendedora.org.br

Blog: www.fazerparamudar.org.br

Fone: (11) 3104-7672 – São Paulo

(41) 3013 2409 - Curitiba

Artemisia:
Site: www.artemisia.org.br
Fone: (11) 3812 4303

Nenhum comentário: