Programa Esporte Cidadão O Programa Esporte Cidadão Unilever foi criado em 1997 com o objetivo de transformar a vida de crianças e jovens de baixa renda, oferecendo-lhes novas oportunidades, inclusão e eqüidade social por meio do esporte.
Uma afinada convergência de idéias e valores permitiu que a Unilever, o técnico Bernardinho e o Governo do Paraná expandissem seus projetos de cunho social, combinando educação e esporte. Essa tripla união de desejos originou o programa, além do patrocínio de um time de vôlei feminino.
Hoje, o projeto ocorre em 52 núcleos:
- 26 no estado do Paraná;
- 24 em São Paulo;
- Dois no Rio de Janeiro.
Os núcleos do Paraná são coordenados pelo IC - Instituto Compartilhar, do técnico Bernardinho. Já a atuação no Rio e em São Paulo, acontece junto ao IEE - Instituto Esporte Educação, da ex-jogadora de vôlei Ana Moser.
Missão e objetivos
A missão do programa é transformar a vida e a perspectiva de crianças e jovens de baixa renda por meio do esporte, facilitando as relações pessoais e inspirando a sociedade a buscar e compartilhar um dia-a-dia mais saudável.
Seu principal objetivo é gerar cidadania por intermédio do esporte, seguindo três passos:
- Transformação: o aluno dentro do núcleo. Realizada por meio de atividades que trabalham o desenvolvimento pessoal, estimulando atitudes corretas e o comportamento íntegro das crianças e dos adolescentes.
- Disseminação: o aluno fora do núcleo. Busca fazer das crianças e adolescentes participantes exemplos a serem seguidos por seus amigos e familiares, estimulando o desenvolvimento de suas comunidades e famílias.
- Sustentabilidade: o projeto por ele mesmo. Parte do princípio que o Centro Unilever deve ser um projeto auto-sustentável, criando recursos próprios por meio do seu crescimento e fortalecimento, garantindo assim a autonomia dos seus parceiros.
Os núcleos
O vôlei continua sendo a principal atividade realizada nos 52 núcleos ativos, porém outros esportes e programações também são oferecidos para jovens entre 7 e 17 anos. Como por exemplo, os Jogos Internúcleos, que promovem uma competição entre as equipes de regiões específicas até chegar à fase final, realizada em cada Estado onde está o programa. Voltado para as crianças, o programa desenvolve ainda o método de capacitação para os profissionais de Educação Física, ministrado por Ana Moser.
Resultados
Com apenas 11 anos de existência, o projeto já apresenta números substanciais:
- Mais de 31 mil crianças atendidas.
- Cerca de 42 mil participaram de festivais e clínicas de vôlei.
- Aproximadamente 4.000 professores de Educação Física da rede pública capacitados pelo programa.
- Atualmente, os 52 núcleos oferecem 8.500 vagas.
Onde Estamos
O programa tem se expandido para regiões que oferecem condições propícias e parceiros comprometidos com a causa. Confira onde encontra-se cada núcleo:
Rio de Janeiro
Vila Olímpica Mestre André
Coordenador: Caio Martins Costa
Endereço: Rua Marechal Falcão da Frota, s/n
Padre Miguel
Sesc Tijuca
Coordenador: Caio Martins Costa
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca
http://www.unilevervolei.com.br/programa-esporte-cidadao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário