domingo, 7 de março de 2010

Sistema de Hukou em China

Retirado http://home.wangjianshuo.com/pt/20060610_hukou_system_in_china.htm


Não é fácil realizar como estranho é quando você vive em um sistema existente, mas quando você tem a possibilidade falar com os povos de outros países, você realiza a diferença enorme.

Eu apreciei minha conversa com meus amigos grandes hoje à noite, e nós falamos sobre o sistema residente da licença (Hokou) em China. Para ser honesta, eu não a senti demasiado estranha antes que eu a expliquei com minha própria boca. Após aquele, mesmo eu penso que não é razoável em tudo, e astonished se ouvir o que saiu de minha própria boca. Deixar-me explicar-lheo.

O que é Hukou

Hukou é bàsicamente uma licença residente dada pelo governo de China. É emitido na base da família. Cada família tem um livreto de Hukou que a informação de registros sobre os membros da família, including o nome, a data do nascimento, o relacionamento um com o otro, o status da união (e com quem se casado), o endereço e o seu empregador…

Todos tem um Hukou em China.

Hukou antes de 1980

Antes de 1980, Hukou é extremamente importante. Os povos são requeridos permanecer na área que pequena foram carregados (onde o Hukou é), e permanecem lá até que morram. Não podem mover-se ao redor. Podem viajar, mas não há nenhum acesso ao trabalho, aos serviços públicos, à instrução, ou ao alimento uniforme em outros lugares. É justo como visitar outros lugares com (negócio) um tipo B-1 de visto - você pode visitar, mas não pode trabalhar lá (é ilegal), não pode ir à escola (não aceitada), não pode ir ao hospital (sem um hukou, você não é tratado). Para o alimento, naqueles dias velhos, você não pode comprar o alimento não importa como muito dinheiro você tem. Você necessita usar Liangpiao (a moeda corrente para o alimento) com dinheiro junto começar o alimento. Liangpiao é emitido somente pelo governo do lugar que seu Hukou é registado. Assim bàsicamente, você pode sobreviver com o Liangpiao que você começa por certos dias, mas não long (feito exame especialmente a consideração que Liangpiao emitiu por uma província ou cidade não pode ser usado em uma outra província ou cidade).

Assim bàsicamente, naquele tempo, sem Hukou, os povos não podem mover-se. Há muito poucos povos move-se ao redor no país, mas seu status é praticamente o mesmo que immigrants ilegais em ESTADOS UNIDOS.

Mover Hukou de um lugar para outro é muito duro - apenas tão duramente quanto começando o cartão verde para ESTADOS UNIDOS. É mesmo mais duro mover-se da área rural para a cidade - bàsicamente, há demasiado uns tipos de Hukou, um é Hukou rural, e a outra é cidade Hukou. Mover-se de rural para rural é mais fácil, mas mover-se de rural para a cidade é muito duro - faz exame de anos. Somente muito em poucas situações faz a mudança acontecem: 1) Você incorpora uma universidade à cidade, ou 2) você união alguém na cidade. Ambas os casos, você necessita esperar durante um longo período da hora de começá-la. Há Hukou limitado abre cada ano, assim que você necessita competir para começá-lo.

Hukou após 1980

Após o ano de 1980, os muitos das coisas mudam. Na prática, Hukou não é tão forte reforçado quanto antes. O ponto começar é que Liangpiao não está requerido comprar o alimento - dinheiro ao longo do trabalho. Para o trabalho, há ainda uma diferença enorme para povos com um Hukou ou sem um Hukou (o mesmo até hoje), mas é possível mover-se.

Isto fêz possível para que muitos trabalhadores immigrant saam de sua terra e vão às cidades procurar para o trabalho labor-intensive. Os trabalhos típicos são trabalhadores na fábrica texile, trabalhadores do consitruction, e nannies. Entretanto, a instrução de suas crianças é ainda um problema grande. Não podem receber a instrução enquanto outras crianças, assim alguns lugares, elas setup a escola somente para povos sem Hukou (escola immigrant do trabalhador). Pessoalmente, eu sinto-a “a política velha do seperation preto e branco” mesmo do bad do que.

Hoje

Hoje, Hukou não joga esse papel importante como antes, mas há uns muitos imóveis da diferença. Estão aqui alguns exemplos:

1) Seguro médico. Por exemplo, os povos que vivem em Shanghai sem Shanghai Hukou não são cobertos pelo seguro médico social. Se a pessoa começar doente, he/she necessita pagar por ele por ele/por ela mesma. Este não é um negócio grande though, desde que mais e um seguro mais comercial pode ajudar neste.

2) Trabalho. Muito o trabalho abre somente aos povos com Shanghai Hukou. Este é algum tipo de discriminação, mas alguns empregadores têm que fazer aquele porque há uma diferença imóvel pelo regulamento.

3) Segurança. Guangzhou é um caso extremo. Quatro anos há, quando eu visitei Guangzhou, meus amigos disseram-me para trazer meu cartão nacional do ID com mim em em qualquer altura que. As polícias podem parar qualquer um em qualquer altura que sobre na rua para verificar o cartão do ID. Se encontrarem o endereço do cartão do ID não está em Guangzhou, e a pessoa não tem uma licença residente da temperatura, têm a direita deter a pessoa e retorná-la o/a seu lugar de origem. Esta é a prática comum em muitas cidades. Este regulamento foi abandonado tão tarde quanto 2003, quando um guy nomeado Sol Zhigang foi batido à morte durante o período deter de tempo.

Hukou e mim

Hukou tem um impacto elevado para mim. Eu não fui ao jardim de infância em minha vida inteira, desde então eu me movi para a cidade na idade de 5, mim não comecei meu Hukou ainda. Fêz exame do tempo longo começá-lo, assim que do jardim de infância recusado aceitar-me. Eu permaneci no repouso até que eu esteja 7 e Hukou começado. Se eu não Hukou começado naquele tempo, o risco era, mim não poderia mesmo ir à escola preliminar. Esta é uma história real.

De minha escola preliminar à extremidade de minha High School (1982 - 1995), meu Hukou está em Luoyang. Quando eu entrei na universidade de Shanghai Jiaotong, meu Hukou foi transferido temporariamente a SJTU por quatro anos. Quando eu me graduei, era um período de tempo crítico que eu tivesse que encontrar um trabalho high-tech local, e eu fui qualificado para o número limitado de posições abertas de Hukou. Os padrões são elevados - você tem que estar em determinado major, com registro bom, e empregado por compaines em determinada área. Trabalha exatamente como como o immigration trabalha em Canadá ou em ESTADOS UNIDOS para trás a minha história, mim obteve o Shanghai Hukou. Então eu transferi meu Hukou da universidade a um lugar em Shanghai (I mesmo não sabe demasiado claramente sobre o que esse lugar é). Somente depois que eu comprei o meu próprio apartamento três anos mais tarde poderia mim transfere meu Hukou desse lugar ao endereço de meu apartamento. Aquela é a história longa. Minha licença residente atual está em Shanghai, em meu próprio apartamento.

Se eu for a Beijing, eu terei algum problema. De acordo com o regulamento, eu necessito obter uma licença residente da temperatura em Beijing. Da “a licença residente temperatura” é uma etapa grande adiante do sistema original de Hukou, desde pelo menos, mim pode começar algo impermeabilizar-me pode legalmente permanecer que cidade (v.s. previamente lá não é nenhuma maneira fazer isso). Entretanto, é ainda uma coisa muito má. Os povos não podem ajudar-me pedir “por que necessitam a estada de TEMPERARILY em meu PRÓPRIO país”?

Desafios que traz

Embora o sistema atual seja considerado extensamente como unfair e inhumane, eu v o desafio para remover este sistema. Os benefícios que o governo dá aos povos com Hukou diferente são assim diferentes, especialmente na cidade e na vila. Eu acredito se for abandonado, um caos curto do tempo acontecerei - muitos povos movem-se da vila para a cidade, e da cidade menor para cidades maiores. Se não for segurada bem, causará o problema grande. É justa o caso como se todas as beiras no mundo forem abertas e os povos puderem se mover livremente de um país para o outro noite do excesso, você pode imaginar o que acontecerá.

Como resolver este problema histórico é um desafio grande para esta geração dos povos em China.

P.S. Quando nós discutimos sobre o negócio, eu disse, na história, povos em China não movo tão freqüente quanto em ESTADOS UNIDOS, assim que a demanda para casas vendendo e de compra não é aquela grande. O pessoa pede: “Por que? Porque os povos não se movem”. Eu disse “bom. É uma história longa a dizer.” Você viu a história inteira aqui. Consideravelmente longo, não é? :-)

P.S.2. Eu dirigi à casa do meu amigo em San Francisco hoje à noite. É 51 milhas. É duro acreditar em China - para ir a um lugar 82 quilômetros afastado para o jantar e para começar para trás a mesma noite? É louco.

Sistema de Hukou em China and other articles in this blog: © Jian Shuo Wang 2001-2009. Served by translatedoc.php

Nenhum comentário: