segunda-feira, 1 de março de 2010

Represente os interesses políticos

Socializando evento que aconteceu em de São Paulo, no último sábado, dia 27/02/10.

Um abraço,



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Estamos no início da discussão para a fundação de uma entidade nacional que represente os interesses políticos e econômicos de empresas e empreendedores individuais de comunicação que se enquadram no campo da imprensa contra-hegemônica. Para iniciar este debate, já se reuniram mais de vinte pessoas ligadas a esta área que, de concreto, como delegados por São Paulo na Confecom fizemos aprovar várias propostas sem deixar de lado, naquela plenária, todos os temas referentes à comunicação que são muito caros à esquerda e aos progressistas brasileiros.

Após várias reuniões, chegamos à definição de idéias e ações convergentes, tais como a premissa de que a entidade seja fundada com ampla e prévia discussão de todos os temas, mais precisamente dos objetivos e princípios que deverão nortear os seus rumos. No entanto, uma questão nos atormenta nestes momentos iniciais: o nome da entidade. Aqui encontramos uma divergência entre nós, afinal somos um grupo de mais de duas dezenas de pessoas que se conheciam pouco ou quase nada, portanto com histórias diversas.

Afinal, o nome da entidade é fundamental ? O nome da entidade deve ter caráter de abrangência a ponto de não indicar - por si - quais os objetivos, seus fundamentos, princípios e principais ações? Alguns entendem que devemos criar uma entidade de empresários para lutar pelos interesses econômicos e políticos, nessa ordem. Para tanto, propõem que a entidade e seu nome sejam os mais amplos dentro do possível.

Por exemplo:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS E EMPREENDEDORES DE COMUNICAÇÃO.

Ou o nome deve, desde logo, anunciar quais os princípios da entidade que estarão dispostos na Carta de Princípios e no Estatuto?

Um outro grupo defende uma entidade que, desde o nome, deixe claro seus objetivos políticos e econômicos, nesta ordem.

Por exemplo:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA.

Qual o significado da palavra Alternativa? É o mesmo que POPULAR, INDEPENDENTE ou LIVRE? O que significa CONTRA-HEGEMÔNICO? Estará este amplo conceito expresso no termo Alternativa?

Esta e outras questões serão amplamente debatidas no desdobramento de nossos primeiros encontros com a realização de um Seminário aberto, de dia inteiro, com a presença dos empresários de comunicação do campo progressista que participaram da I Confecom, acadêmicos, estudantes e membros da sociedade civil que serão convidados.

Acreditamos que o apoio à nossa causa deve se dar na sociedade civil, movimentos sociais e no meio acadêmico. Os temas a serem debatidos no seminário são:

- PRINCÍPIOS E OBJETIVOS QUE DEVEM ORIENTAR UMA ENTIDADE NACIONAL, REPRESENTATIVA DE INTERESSES POLÍTICOS E DE EMPRESAS DO CAMPO DA ESQUERDA OU PROGRESSISTA.

- IMPRENSA ALTERNATIVA, POPULAR, LIVRE e INDEPENDENTE E O CONCEITO DE CONTRA-HEGEMONIA

- LIBERDADE DE IMPRENSA e LIBERDADE DE EXPRESSÃO

- CONSTRUÇÃO COLETIVA DA COMUNICAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA

O Seminário terá início com uma mesa redonda, coordenada pelo professor Flavio Aguiar, com duração de uma hora e meia a duas horas. Nela, os provocadores convidados - os professores Bernardo Kucinski (USP), Venício Lima (UNB), Denis de Oliveira (USP) e Laurindo Leal Filho - ECA/USP - debaterão os temas propostos de maneira informal, trocando idéias e discutindo seus argumentos.

No entorno dessa mesa estarão dispostos os participantes, dando preferência aos empresários e aos futuros empresários. Serão convidados a participar, também, professores e estudantes de Comunicação ou de outros cursos da área de humanas, bem como militantes do movimento social.

A segunda parte do seminário acontecerá a partir das 11h até às 12h, quando a facilitadora, a Socióloga Angela Serino, apresentará seu relatório parcial, com a apresentação da organização das conclusões que a mesa redonda oportunizou. Durante a realização de toda a mesa redonda, a facilitadora anotará as conclusões que surgirem, a fim de organizar o debate sobre os ideais e objetivos, que unificam o pensamento dos empresários.Tal rodada acontecerá no período seguinte (das 14 às 17 horas).

A quarta parte será dedicada à produção da Carta de Princípios, que deverá ser escrita a partir das conclusões que a facilitadora organizou, fruto do debate dos empresários. Nesse contexto, será decidido também o nome que será dado a entidade. O encerramento do seminário se dará com a leitura da Carta de Princípios e a declaração do lançamento da entidade que representará os interesses políticos e empresariais do nosso grupo.

Como o seminário é aberto, os empresários poderão convidar outros empresários ou comunicadores em geral, de qualquer plataforma, bem como professores, estudantes e militantes do movimento social. A organização do evento convidará para o Seminário representantes de entidades como a CUT, o MST e o INTERVOZES, além de outros da sociedade civil organizada.

O fortalecimento de nosso setor só viabilizará as nossas empresas, mas também poderá representar uma alternativa para os Cursos de Comunicação, professores e principalmente estudantes, que poderão deixar de ser uma reserva de mercado para a Rede Globo para alcançarem outra expectativa profissional, porque existirão outras oportunidades de ensinar, de aprender e de trabalhar nas mais variadas plataformas de mídia que nossas empresas representam.

Agora é hora de buscar a articulação necessária para também podermos fazer o enfrentamento político que o momento exige. Queremos que essa entidade possa cumprir um papel fundamental, porque fará a disputa ideológica com ABERT, ABRAS, ANJ, TELEBRASIL, etc., todas elas representantes da grande imprensa hegemônica.

A data do Seminário é dia 27 de fevereiro de 2010, tendo em vista a realização da II Conferência Nacional de Cultura, em março, bem como a urgência que o tema exige.

Um grande abraço,

Joaquim Ernesto Palhares

Seminário

Local: Hotel Maksoud Plaza

Data: 27 de fevereiro das 8 às 18h

Coordenador: Flavio Aguiar - USP

Facilitadora: Angela Serino - Socióloga/USP

Debatedores: Bernardo Kucinski - ECA/USP

Venicio Lima - UNB

Denis Oliveira/ECA/USP

Laurindo Leal Filho - ECA/USP

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