segunda-feira, 8 de março de 2010

Criaad Ilha prepara jovens para ingresso nos Fuzileiros Navais

05/03/2010 19h23

Por Ascom do Novo Degase
O projeto Alternativa Certa, do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente Ilha do Governador, o Criaad Ilha, iniciou esta semana a preparação de um grupo de jovens para disputar o ingresso no concurso para o Corpo de Fuzileiros Navais. O Criaad Ilha foi pioneiro no país, ano passado, ao conseguir incluir um de seus meninos na carreira militar.

Criado com objetivo específico de inscrever e preparar os adolescentes da unidade em concursos públicos e processos seletivos, o Alternativa Certa é um dos nove projetos mantidos pelo Criaad Ilha, voltados para a necessidade de, cada vez mais, oferecer oportunidades aos jovens que cumprem medida socioeducativa em semiliberdade.

Esse grupo de meninos está recebendo um treinamento intensivo, na própria unidade, de matemática e português, com aulas às terças e sextas-feiras, entre 13h30 e 16h, ministradas pela agente de disciplina Moema Nogueira Ferreira, coordenadora do projeto. As provas estão previstas para a primeira quinzena de junho próximo.

O diretor do Criaad Ilha, George Fox, destaca o interesse e a força de vontade dos meninos inscritos.

- É emocionante observar como estão se entregando à preparação. Basta dizer que, além desse treinamento, três dessa mesma turma foram inscritos também no Projovem Juventude Cidadã, para serem capacitados na área de alimentação.

Os três iniciaram nesta semana o curso que inclui informática, reforço escolar, cidadania, auxiliar de cozinha, repositor de mercadorias de supermercados e chapista. Terão, também, direito a remuneração e auxílio transporte e alimentação.

Outro projeto, o Carteira Assinada – Resgatando a Dignidade, que tem o apoio da advogada Rachel de Campos Vianna, também continua dando frutos. Igualmente, no início da semana, três adolescentes começaram a trabalhar, com carteira assinada e todos os benefícios trabalhistas no Restaurante Mixturado, na Barra da Tijuca, dos sócios Carlos Alberto Carvas e Fernando Cisnes, que mantêm há algum tempo parceria com o Criaad Ilha.

Além do Alternativa Certa e Carteira Assinada – Resgatando a Dignidade, o Criaad Ilha do Governador executa, também, os projetos Trilhas e Rumos, Quem é Você?, Diálogos (voltado para os servidores da unidade), Bais (Boletim de Avaliação Individual Semanal), no qual os jovens têm que atingir, no mínimo, 80% de opinião favorável das equipes disciplinar e técnica para terem direito de passar o fim de semana em casa, e Adolescentes em Debate, Cumprindo na Moral e Educar, voltado para os familiares dos adolescentes.

Nenhum comentário: