terça-feira, 30 de março de 2010

A evasão do ensino médio

A evasão do ensino médio é uma dos principais problemas da educação piauiense. Essa foi uma das constatações feitas pelos gestores da educação estadual ao analisar dados e fazer um balaço do ano de 2009. “Nem todos os alunos que saem da oitava série estão indo para o ensino médio”, constatou a Superintendente Institucional da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc), Maria Xavier, durante o I Encontro de Gestores da Educação, que acontece até hoje em Teresina.

Em 2008, 46 mil alunos concluíram o ensino médio nas escolas piauienses. Esses dados incluem as escolas das redes estaduais, municipais e privadas, mas excluem os alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos. No ano de 2009, 64 mil foram matriculadas na série seguinte, que corresponde ao primeiro ano do ensino médio. Esses números correspondem apenas à rede estadual de ensino. O Município oferece apenas vagas para o ensino fundamental.

De acordo com Maria Xavier, essa diferença de 18 mil estudantes inclui alunos repetentes do primeiro ano e aqueles que, depois de alguns anos, retornaram às salas de aula. “Embora haja um aumento no número de alunos, não quer dizer que quem está saindo do ensino fundamental vá para o ensino médio. Temos que considerar aqueles alunos que estão retornando às escolas depois de muitos anos”, explicou a superintendente.

Com o problema em mãos, ela reforça a idéia de que é preciso encontrar o porquê deste problema e tentar solucioná-los. Maria Xavier apontou alguns fatores que podem estar contribuindo para esse abandono das salas de aluna. Todos eles, de acordo com a superintendente, estão ligados a fatores socioeconômicos. Ente os eles, estão o mercado de trabalho, a migração e falta de estímulo. “Muitos alunos abandonam a escola porque precisam trabalhar, sustentar suas famílias. Outros acabam migrando para outras regiões em busca uma vida melhor”, comentou a superintendente da Seduc.

Durante o encontro, gestores da educação piauiense lembraram que, desde 2009, o ensino médio está ao alcance de todos aqueles que estão aptos a cursá-lo. Entre os anos de 2007 e 2008, houve, além de uma expansão do ensino, um crescimento no número de convênios e parcerias.

Autor/Fonte: Aline rodrigues/ Jornal O DIA | Edição: Larissa Gomes


Comentario
Esse estado teve a coragem de colocar a verdade e o poder de querer mudar.

Nenhum comentário: