quarta-feira, 1 de abril de 2009

questiono o analfabetismo e o pós-graduado

Como falar de analfabetismo
E pessoas burras
Se a falta de informação é apenas um detalhe
Dentro de um universo social de comunicação imenso
De passar e entender a informação que se quer trocar?

Temos pessoas analfabetas
Que possuem informações que pós-graduados não tem acesso,
Temos pós-graduados que possuem informações
Que pessoas analfabetas ou burras não possuem condições
De decifrar códigos escritos por falta de técnica de avaliação
Dificilmente teriam acesso
É como se tentasse entender
Uma pessoa que fala em outra língua nativa
De uma região remota que vivia isolado
E valorizam suas língua
E colocam aqui para se comunicar
Só for na nossa língua.

Como fazer com que cientistas e tecnólogos
Tenham um papel ativo
Na formulação dos caminhos
Da ciência e tecnologia
Respeitando o conhecimento adquirido
Com a pratica diária
Dos chamados sem conhecimentos e habilitação (diploma).

Como socializar o conhecimento com a biopirataria,
Ou utilização de conhecimento alheio para obter fama e recursos
Eventos em que uns poucos parecem inflamados
Em falar de experiência
Aprendida na teoria e vivida por outros,
Como ensina o que nem de longe passou na experiência da pratica.
Seis meses dentro de uma sala de aula
Ou falar de favela com propriedade de dentro da favela
Ou ensinar a educar sem que aja constrangimento,

Constrangimento no dicionário
É claro na questão de reter,
Impedir ou expor alguém a uma situação vexatória
Impedir que o filho saia da residência
Sem falar para onde vai
No meio dos colegas
Disciplinar o filho
Que grita no meio do supermercado
Querendo algo que não pode pagar
Reter um aluno
Que durante o período de aula
Preferiu brincar em sala a estudar,
Suspender para obrigar ao responsável ausente
A compareça na escola
Já que há muitos entendimentos
De que o conselho tutelar não tem competência
Nem obrigação a interferir.

Tentar entender a forma de tratamento pessoal
Que se da a um determinado universo
Com gente de todo tipo
Uns com qualidade,
Outros com beneméritos,
Ambos com a rara força interior
De manter os valores
De suas classes sociais, econômicas, comunitárias,
Ou o que determina o meio de vivencia.

Nenhum comentário: