sexta-feira, 8 de maio de 2009

Responsabilidade social das Empresas

Questiono
Como falar de responsabilidade de empresas e adolescente entre 14 e 17 anos e 11 meses, com baixa escolaridade, com necessidades reais de acessibilidade afim de oferecer condições de formação de um cidadão, diminuir o acesso de adolescentes a atividades ilicitas, que propiciam o aumento da violencia.


Ver:
OBJETIVO: Conhecer os principais conceitos e teorias sobre responsabilidade social, balanço social, normas, indicadores, etc; Avaliar programas e resultados para as empresas e para a sociedade; aprender a desenvolver projetos de responsabilidade social para a sua empresa; reconhecer ganhos empresariais relacionados ao comportamento de empresas socialmente responsáveis; refletir sobre as práticas organizacionais existentes no país e no mundo através da apresentação de alguns casos de empresas consideradas socialmente responsáveis.

METODOLOGIA: A ênfase principalmente em aulas participativas, apresentação e análise de casos de empresas consideradas socialmente responsáveis. A metodologia proposta será predominantemente dinâmica e voltada para a ação, valorizando as experiências e vivências dos participantes e possibilitando uma reflexão sobre as práticas organizacionais com responsabilidade social no Brasil.

P R O G R A M A

Responsabilidade social e planejamento estratégico;

Ação Social X Responsabilidade Social, qual a diferença?;

Padrão AA1000;

O que é a SA8000 (RS8000)?;

Relato de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI);

Diretrizes de Conformidade da International Standards Organization (ISO);

Comprometimento do Fair Trade Federation (Fairtrade Labelling Organizations);

A atitude ética da empresa em todas as suas atividades;

As interações da empresa e os Stakeholders: Acionistas, Empregados, Fornecedores, Clientes, Comunidade/Sociedade, Governo, Concorrentes;

Histórico no Brasil sobre responsabilidade social: anos 60, 80, 90 e os dias atuais;

O papel das instituições: IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social;

Indicadores de Responsabilidade Social usados pelo Instituto Ethos;

Tipos de Responsabilidade Social Empresarial;

Ações das empresas em relação às demandas sociais;

Implantação e impactos da responsabilidade social;

Estudo de Caso: casos de empresas consideradas socialmente responsáveis e seu Balanço Social.


Retirado do site da IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156/4º andar – Ala C – Centro – RJ.

Nenhum comentário: