terça-feira, 13 de dezembro de 2011

França decreta prisão e multa a mendigos em pontos turísticos

França decreta prisão e multa a mendigos em pontos turísticos
13 de dezembro de 2011  19h15  atualizado às 19h26


A avenida Champs Elysées foi a primeira da lista de locais vetados a mendigos, e a proibição foi estendida. Foto: AFP
A avenida Champs Elysées foi a primeira da lista de locais vetados a mendigos, e a proibição foi estendida
Foto: AFP

O governo francês emitiu uma série de decretos para banir a circulação de mendigos nos principais pontos turísticos e comerciais de Paris, a poucos dias do Natal. O ministro do Interior, Claude Guéant, que é o braço direito do presidente Nicolas Sarkozy, afirmou que prender e multar mendigos são ações cruciais para impedir que visitantes estrangeiros sejam importunados por "delinquentes" organizados por gangues organizadas.
Segundo a versão online do jornal britânico The Guardian, a avenida Champs Elysées foi a primeira da lista de locais vetados a mendigos - a proibição, que já estava aprovada de setembro até janeiro, foi estendida até o próximo verão francês. Agora, dois outros locais tradicionais no Natal parisiense foram banidos de pedintes: os arredores das famosas Galerias Lafayette e das lojas de departamento Printemps, assim como o museu Louvre e os Jardins Tuileries.
Críticos chamaram as medidas de o último round na campanha de Sarkozy contra romenos e ciganos. O ministro Guéant afirmou que os decretos antimendigos eram parte de uma "luta implacável" contra a "criminalidade romena". Segundo o ministro do Interior, criminosos provenientes da Romênia representam um em cada seis réus em cortes de Paris, e metade dos presos são menores de idade. A política antimendigos prevê punições contra práticas como recolher dinheiro para petições falsas, que seria feita por adolescentes romenos.

Nenhum comentário: