sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Jornalista que chamou brasileiros de "idiotas" não se pronunciou e não apresentou defesa

Voo 1907: jornalista que chamou brasileiros de "idiotas" será julgado no PR

Da Redação
Por ofender a população brasileira e profissionais da mídia em seu blog, o jornalista americano Joe Sharkey, passageiro do Legacy que se chocou com o Boeing da Gol em 2006, será julgado na tarde desta quinta-feira (17) na capital paranaense. O juiz Sérgio Luiz Patitucci, da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Curitiba, será o responsável pelo caso.

Além de permitir comentários ofensivos ao povo brasileiro – aprovando mensagens que continham termos como, por exemplo, “terra maluca”, “prostitutas”, "Os brasileiros são mais idiotas que os idiotas” e “Lula e os 40 ladrões” -, Sharkey afirmou que os jornalistas do Brasil, seus colegas de profissão, são “bobões”.  No blog, ele também culpou o País pelo acidente que vitimou 154 pessoas.

Com tais declarações feitas na internet, a Justiça brasileira pediu esclarecimentos ao blogueiro. Movida por Rosane Gutjahr, que perdeu o marido na tragédia aérea, a ação contra Sharkey está aberta desde 2008. Ela pede que o americano se retrate de tais acusações contra o povo do Brasil. “É um absurdo ele tenta culpar as autoridades e a mídia brasileira por erros que os pilotos norte-americanos cometeram”, reclama.

Outros processos
Sharkey já  foi condenado pela Justiça brasileira, o que resultou em três pedidos de tomada de providência apresentados à Polícia Federal, Congresso Nacional e Presidência da República, os processos estão em trâmite nestes três órgãos. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestou apoio em prol do processo contra Sharkey.

Advogado da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 (número do voo da Gol), Dante D’Aquino explica que as autoridades já determinaram a condenação de Sharkey em processos anteriores, mas o acusado não apresentou defesa. “Ele não se pronunciou e não apresentou defesa”, diz.

Nenhum comentário: