segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Racismo na Faetec de Quintino

 - 'Em plena semana da consciência negra, isso é muito humilhante disse a mãe'



Uma aluna de 11 anos disse que foi ofendida por colegas. Ela contou que chegou a ser chamada de pneu e de negrita. A mãe da criança contou que foi chamada na escola e encontrou a filha na sala da direção aos prantos.faetec-rjA Polícia Civil investiga uma denúncia de racismo dentro da Faetec do bairro de Quintino, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O caso ocorreu na semana passada.
"A gente coloca um filho no mundo para dar de tudo e de melhor e chegar na escola e ver uma cena dessa.Em plena semana da consciência negra, isso é muito humilhante, é muito chato. Ela tem o direito de estudar, lá é uma escola boa, ela não tem motivo para sair de lá. Mas sendo que nesse exato momento, ela está se sentido mal. E eu ainda não sei o que vou fazer", desabafou.
Ainda segundo a mãe, a filha é considerada uma boa aluna e tem o sonho de fazer gastronomia, mas devido às agressões, ela não quer mais ir à escola.
Acompanhamento psicológico
Os seis alunos que teriam a agredido verbalmente têm idade entre 11 e 14 anos. Eles e a menina terão acompanhamento psicológico. De acordo com a diretora da unidade, Bianca Fogli, os alunos precisam se conscientizar.
"A instituição hoje está atendendo por meio de serviço social, de serviço de psicologia à família, mas o mais importante que isso é um conscientização da violência no ambiente educacional. É muito comum hoje a banalização do conceito de bullying. A gente não pode esquecer que a adolescência e a infância têm características, principalmente, que retratam nossa sociedade", explicou a diretora.
Registro de ocorrência
A família da vítima foi até a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav). A delegada classificou o crime como injúria por preconceito. Por serem menores de idade, os agressores podem ser advertidos ou prestar serviços à comunidade.
Fonte: G1

Nenhum comentário: