Em 1955 , Rosa Parks , uma mulher negra, se negou a dar seu lugar em um ônibus para uma mulher branca e foi presa. Os líderes negros da cidade organizaram um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Durante a campanha de um ano e dezesseis dias, co-liderada por Martin Luther King , muitas ameaças foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a discriminação racial em transporte público.
Método de segregação nos ônibus de Montgomery
Sob o sistema de segregação nos ônibus de Montgomery, os brancos que entrassem no veículo sentavam-se na parte da frente do ônibus, preenchendo-o em direção ao fundo. Os negros que entrassem no ônibus deviam sentar-se no fundo, preenchendo os lugares em direção à parte frontal do veículo. Quando os dois grupos se encontrassem e não houvesse mais lugares disponíveis, exigia-se que o negro que entrasse depois ficasse em pé. Se uma outra pessoa branca entrasse no ônibus, um negro que se sentasse no lugar mais à frente do veículo teria de se levantar para dar lugar ao branco, permitindo a expansão do espaço destinado aos brancos.
Numa reunião maior e posterior àquela, a agenda de Nixon foi ameaçada por certos religiosos relutantes em apoiar a campanha. Nixon ficou indignado, mostrando como as congregações desses pastores trabalhavam para contribuir para o bem-estar desses pastores e que agora as pessoas precisavam que esses pastores se levantassem por elas, enquanto agora eles se recusavam a fazê-lo. Nixon ameaçou revelar essa covardia à comunidade negra, no que foi seguido por King, negando estar com medo de apoiar o boicote. King concordou em liderar a associação e Nixon foi eleito o tesoureiro.
No sábado, 3 de dezembro, era evidente que a comunidade negra apoiaria o boicote e poucos negros andaram de ônibus naquele dia. Na noite daquele dia houve uma grande reunião para determinar a possibilidade de continuidade do protesto, o que motivou uma resposta entusiástica do público presente. O boicote mostrou-se bastante efetivo, a ponto de o sistema municipal de transporte ficar seriamente comprometido financeiramente.
Fonte
A descrição acima é do artigo Martin Luther King da Wikipédia, licenciado sob CC-BY-SA , lista completa de contribuidores aqui . As páginas de comunidade não estão associadas, tampouco endossadas por, qualquer pessoa associada ao tópico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário