quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Terreno da comunidade da Embratel receberá conjunto residencial do PAC Por Ascom da Emop

15/09/2009 19h23


A Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) já completou a terraplanagem do terreno da antiga comunidade da Embratel, de onde foram retiradas 1.239 famílias para a construção de 672 unidades habitacionais, divididas em 19 blocos e 38 prédios. As famílias viviam em péssimas condições, habitando pequenos barracos de madeira, muitos deles sem ligação com a rede de água ou esgoto.

Além dos prédios, a Emop construirá no terreno de 33 mil metros quadrados uma ciclovia, quadra poliesportiva, área de esportes e lazer, equipamentos de ginástica, recreação infantil e pista de skate. Uma creche está sendo construída pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A previsão é de que as obras, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo de Manguinhos, fiquem prontas em abril de 2010.

Das 1.239 famílias que viviam na comunidade, 898 (72,48%) optaram por receber um apartamento construído pelo PAC e ganharão R$ 250 por mês para alugarem outro imóvel até que as unidades habitacionais fiquem prontas. As famílias poderão se mudar para os apartamentos da Embratel ou da antiga Divisão de Suprimentos (DSup) do Exército, cujas 416 unidades habitacionais serão inauguradas em novembro deste ano. Outras 307 (24,78%) famílias optaram pela compra assistida, e 32 (2,58%) quiseram receber a indenização. Dois inquilinos receberão uma ajuda de R$ 250 por três meses.

A próxima comunidade de Manguinhos a receber este tipo de intervenção é a CCPL, cujos moradores também vivem em moradias mínimas, com esgoto correndo a céu aberto. As 1.300 famílias poderão optar pelo apartamento do PAC, uma indenização ou pela compra assistida, em um processo similar ao que ocorreu na Embratel. A Emop construirá 686 unidades habitacionais no terreno da CCPL, completando os 1.774 apartamentos previstos pelo PAC Manguinhos.

Nenhum comentário: