sábado, 19 de setembro de 2009

Questiono capacitação de lideranças comunitarias

QUER SABER o que é UMA OFICINA DE CAPACITAÇAO DE LIDERANÇAS COMUNITARIAS DA CIDADANIA ?

"Diante dessa sociedade que se tornou estranha a sí mesma, temos dois tipos de rebeliões em todos os países. Por um lado, as pessoas culturalmente equipadas para assumir sua autonomia, elas exigem do poder do estado e do dinheiro a criação de espaços de solidariedade autogerida, por outro lado, temos a reação regressiva daqueles que gostariam de reencontrar a segurança de uma ordem pré-moderna, estável, hierarquizada, fortemente integradora, na qual, desde o nascimento, cada um tem seu lugar garantido e determinado pelo fato de pertencer a sua nação ou raça".
- André Gorz, citado em "Cultura vozes" - Página 119, Editora Vozes, 1998
Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Sintetizando simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo que pertença. Na sociologia não existem culturas superiores, nem culturas inferiores pois a cultura é relativa, designando-se em sociologia por relativismo cultural, isto é, a cultura do Brasil não é igual à cultura portuguesa, por exemplo: diferem na maneira de se vestirem, na maneira de agirem, têm crenças, valores e normas diferentes... isto é, têm padrões culturais distintos.
Filosofia - cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Por seu turno, em biologia uma cultura é normalmente uma criação especial de organismos (em geral microscópicos) para fins determinados (por exemplo: estudo de modos de vida bacterianos, estudos microecológicos, etc.). No dia-a-dia das sociedades civilizadas (especialmente a sociedade ocidental) e no vulgo costuma ser associada à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores, ou seja, erudição; este sentido normalmente se associa ao que é também descrito como “alta cultura”, e é empregado apenas no singular (não existem culturas, apenas uma cultura ideal, à qual os homens indistintamente devem se enquadrar). Dentro do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros. A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos.
Cultura Wikipédia.
Porém vivemos em um País que em geral a parte, minoria, desta sociedade que quer determinar a forma de como deve se conviver no meio. a ver no que aconteceu no inicio do seculo na Bahia, Sertão veredas, de Machado de Assis, negro que virou mulato e na posição de muitos intelectuais que lecionam nas instituições de ensino superior que propaga os temos vexatorios e humilhantes que demostram que favela ou comunidades carentes são locais em que vivem pessoas sem pespectivas ou condições minomas de convivências do meio, indo contra as questões como necessidade de limpeza urbana dentro de questões imobiliárias, a ver constroi apartamentos mínimos, que dentro da possibilidade de permanência da população que se propõem em colocar neste local é impossível, pois como uma pessoa que recebe recursos como faxineira ou recebe recursos do governo Brasileiro, não resistirá as tarifas e constas inerentes ao local, e recentemente saiu na midia que as construtoras estão se especializado em unir imóveis de construção multi familiar, construido em locais de grande valor, com débitos que os proprietarios virão a contrair, sem condições de arcar, podendo mesmo ser tomado por estas ditas sociais.
Ainda bem que estás lideranças não representam de fato.

Nenhum comentário: