terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Rio de Janeiro e a educação

Com o fim da aprovação automática, alunos farão revisão de português e matemática
Plantão | Publicada em 06/01/2009 às 17h17m
O Globo e RJ TV

RIO - O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, se encontraram, nesta terça-feira, com diretores de 84 escolas e creches do Centro e da Zona Portuária, para apresentar aos professores o novo modelo de ensino para este ano. Com a revogação do sistema conhecido como aprovação automática no dia 1º de janeiro, a secretária explicou que, nos primeiros 45 dias do ano letivo, todos os alunos vão passar por uma revisão de português e matemática. Depois, os alunos serão submetidos a um teste para medir o nível das turmas.

No encontro, o prefeito também anunciou a convocação de 400 novos professores, aprovados no concurso do ano passado. Já as aulas de reforço, uma das promessas de campanha de Eduardo Paes, devem começar no segundo semestre.

- A idéia não é reprovar as crianças, é assegurar que as crianças aprendam. Para que elas aprendam, o fundamental é oferecer reforço - explica a secretária de Educação.

Decreto cria programa de reforço escolar

A prefeitura também publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial, o decreto que institui o "Bolsa de Formação - Escola Pública e Universidade". Os universitários receberão uma bolsa, que varia entre R$ 400 e R$ 600, para atuar como monitores nos colégios municipais, ajudando as classes de alfabetização e na recuperação de outros estudantes em dificuldade.

Também há a possibilidade das escolas da prefeitura se constituírem em campi de pesquisa e desenvolvimento profissional para futuros professores. A Secretaria municipal de Educação irá repassar os recursos necessários para as despesas com a concessão de bolsa-auxílio aos universitários. Os valores que cada universitário ganhará ainda não foram revelados no DO, assim como não foi publicado o total do convênio.

- Esse convênio deve ajudar a suprir um pouco o déficit de professores, que na ponta do lápis, chega a quase oito mil - afirma Paes.

Nenhum comentário: