quarta-feira, 17 de setembro de 2008

UMA NOVA FORMA DE APARTHAID

UMA NOVA FORMA DE APARTHAID

Hoje encontramos profissionais que tratam de recursos humanos e seus artigos em jornais e revistas que expõem pensamentos, avaliações e regras na questão de responsabilidade e inclusão social na acessibilidade a cursos de capacitação e qualificação profissional, falta, imigração e fuga de mão de obra especializada do País, Mas...
Ao expor os fatos;
Se um aluno da 5° serie ex: 502 do Colégio Estadual Hilário Ribeiro, Alameda São Boaventura N° 794 Fonseca Niterói que tem falta de professores de ciência e português, ou de qualquer instituição ou turma não venha conseguir um professor da área em falta no mercado, ex:, exatas, matemática, ou, química , física e biologia (o ensino a distancia que seria oferecido para graduação a biologia está sendo combatido e os formandos nesta disciplina poderiam lecionar, mas lecionar sem registro ???) ; Se em relação a turmas que contem 35 alunos e existe a dificuldade de aplicar as disciplinas do calendário totalmente: Em relação ao aluno sem mérito, facilidade de vencer desafios dentro de um grupo a qual mais de 50% tem algum tipo de implicação, incluindo ele, não possui responsáveis legais ou parceiros que facilitem sua inserção social ou recursos financeiros. Termos ciências exatas, ciências humanas, tecnologias, ciclos e outros termos antes só utilizados em áreas acadêmicas vem sendo oferecidas a população em geral sem ao menos da tempo de digerir o que foi colocado a pouco tempo.
Utilizando a estatísticas e projeções apartir do n° de nascidos vivos, que chega a idade de se profissionalizar, e não possua algum dos méritos descritos e a aplicações de inserção social promovido a este grupo que não se destaca e oferecem a concepção de impossibilitado de acesso a programas de melhor qualificação e capacitação, ou mesmo a falta de transparência em modelos hoje propostos, que não oferecem segurança na aquisição das vagas (ex, vagas de qualificação gratuita oferecido, com inscrição pelo SINE) vagas ao acesso ao contrato menor aprendiz, hoje sabemos que se um adolescente de comunidade carente (a definição de comunidade carente não deve ser tratada só com a ótica do ponto de vista de acadêmicos, pesquisadores que utilizam dados colhidos por terceiros, por pessoas que outrora viveram dentro de uma comunidade com a visão que vão sair um dia de lá, ou com o sentimento que, o que existe fora dos limites da comunidade tem que ser igual ao que tem dentro da comunidade sem definir o que realmente é asfalto e comunidade) que tem como regra, ECA Art 98 III, e tem em sua meta autonomia financeira e pessoal, o que pode ser acessível de varias formas.
Dada a instalação de empresas com necessidades profissionais ou operacionais com padrões de ensino técnicos e superiores dentro de uma região cujo perfil da população seja vulnerabilidade social e econômica, devido a baixa capacidade de resposta ao modelo de capacitação e qualificação profissional proposto pelas principais instituições que pesquisam, apóia ou desenvolve projetos e os aplicam (não generalizando), dado ao fato que mesmo colocando a melhoria do ensino gradual (Embora termos como ciclos que promovem a defasagem escolar, no caso, se uma criança só sofre reprovação depois de um período de até três anos, um ano comparado a três. E na fase que se inicia a profissionalização, menor aprendiz, adolescentes sem a 7°/8° serie são excluídos do direito ao acesso por provas de seleção ou exigência de escolaridade, mesmo naqueles que não existe tal exigência a exclusão de dá sem que o adolescente perceba passando a concepção de que são burros ou incompetentes (porém comprovam através de atividades ilícitas capacidades cognitivas surpreendentes, pois ao empurrar estes adolescentes a se profissionalizar no crime, na atividade ambulante ou mesmo naquela que não sofra interferência de mecanismo de proteção ao seus direitos esquecendo de outros mecanismos de poderiam alterar o rumo da profissionalização destes adolescentes a exemplo, o adolescentes de 14 e 15 anos só podem trabalhar como aprendiz e o contrato só ocorre quando a carteira assinada, presença do aplicador de curso e de 16 anos e 17 anos pode ser como um trabalhador normal não sendo em local insalubre, perigoso e noturno sendo obrigatório a freqüência escolar, sendo considerado um dos melhores projetos de inserção, retorno e permanência do adolescente na escola).
Se o acesso se dá por mérito, provas de acesso a melhor/maior nota, ter relações de interesses. (Quem indica, peixinho, filhinho da mamãe/papai). Se mantiver o nível de qualidade de escolas publicas em sua grande maioria em condições hoje conhecidas , gerando possibilidades múltiplas; peneirar os melhores, reter possíveis problemas futuros de trabalhadores sem concepção clíticas em posições de destaque e comando, possibilidade de acesso via mobilidade social a classes mais elevadas o que possibilita casamentos e alianças fora dos padrões ditados. Um grande desafio é a condução de processos de contratação, sem vivencia de praticas reais e de capacitação, efetivação e manutenção de profissionais (como antigamente ocorria o profissional em sua maioria entrava analfabetas na empresas e crescia muitas vezes exercendo hoje cargos de comando) quais critérios e instrumentos adequados a contratação a fim de evitar discriminação e exigências exagerada de funções consideradas de baixo poder de remuneração, (vendedor de loja, exigência 2° grau completo ou nível universitário, salário R$ 600.00, trabalhar de 2° a sábado, preferência disponibilidade total de horário ex. caixa de supermercado) quem anteriormente acessava estes trabalhos?
Partindo do principio que a educação e primordial e auxiliar um profissional em sua atividade e necessário afim de oferecer condições de crescimento e ascensão e evitar fuga a outra atividade. Se eu der uma casa com prestações de R$ 350.00 por 20/30 anos a uma família, professora, divorciada de escola publica de periferia, com dois filhos de relacionamento passageiros (sem pensão) residente em são Paulo / Santa Catarina (regiões Metropolitanas), trabalhando 8 Horas o que impede oferece dificuldade em ter horários extras na profissão por conta da distancia e com o piso de R$ 950.00, (teto nacional) Não é considerada classe media porque o salário é apartir de R$ 1.056.00, a mesma, residi em um apartamento cujo aluguel, condomínio, água, luz, taxas, IPTU, alimentação, transporte publico (em geral bancado pelo professor)Higiene pessoal, vestuário, diversão, material didático e extra curricular para uso próprio e em sala de aula, computador comprado via governo (de loja para uso domestico é mais barato), manunteção, taxas de Internet e telefone, de custas em cursos de capacitações, mesmo oferecido gratuitamente pelo governo.

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