quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Macaé

Macaé, 11 de setembro de 2008


Onde Estou? A Prefeitura > Notícias
Feira destaca responsabilidade social
Jornalista: Simone Noronha
13/5/2008 17:22:04

As ações sociais realizadas pela prefeitura de Macaé em parcerias com entidades não governamentais estão sendo apresentadas durante a I Feira de Responsabilidade Social Empresarial, aberta nesta terça-feira (13) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Organizada pela revista Visão Social, a Feira tem apoio da prefeitura e está reunindo empresas e organizações não-governamentais em 80 estandes.

A Feira acontece até a próxima quinta-feira (15), das 14h às 21h. Paralelo ao evento, acontece o I Fórum de Responsabilidade Social, com palestras e debates com o tema “O Desafio da Sustentabilidade”. Na solenidade de abertura, os organizadores do evento, o jornalista Martinho Santafé e a empresária Bernadete Vasconcelos, receberam a medalha Lacerda Agostinho e moções de aplausos da Câmara de Vereadores pela iniciativa de criar o evento. As homenagens foram entregues pela vereadora Marilena Garcia.

- Com um olhar ambiental, social e econômico, estamos lançando hoje uma semente, que esperamos que dê ainda muitos frutos. A Feira é um evento pioneiro no país, pois são três eventos em um só voltados para a responsabilidade social – a exposição nos estandes, o Fórum de debates e as rodadas de negócios sustentáveis, disse Bernadete.

Representando o prefeito Riverton Mussi, a primeira dama do município, Márcia Moraes, destacou a importância de ações de responsabilidade social para a comunidade.

- Um evento como este é mais um convite às empresas a colaborarem mais com os municípios em que estão implantadas e assim fazerem a sua parte para que tenhamos uma sociedade melhor. Como presidente do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo), conheço de perto a necessidade das ongs em ter a parceria das empresas, disse a primeira dama, que representou o prefeito Riverton Mussi.

O secretário especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, disse que a Feira vai abrir caminhos para novas parcerias entre as ongs e a iniciativa privada. “Só de promover este encontro entre empresas e ongs, a feira já é um sucesso”, disse o secretário. O secretário especial de Indústria e Comércio, Guilherme Jordan, lembrou que o município já vem fazendo a sua parte em responsabilidade social, com inúmeras ações de geração de trabalho e renda.

- Além disso, Macaé já respira responsabilidade social desde 2002, quando o mercado passou a exigir o cumprimento da SA 8000, norma internacional de avaliação da responsabilidade social para empresas fornecedoras e vendedoras. Como isso, as empresas começaram a se abrir mais para a comunidade. Ma shá um longo caminho a ser percorrido, disse o secretário.

Na abertura do evento, crianças do grupo Maculelê, de uma comunidade quilombola de Monte Alegre (ES), fizeram uma apresentação. Também participaram da abertura do evento os secretários de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles, o assessor municipal de Comércio Exterior, Adolpho Moura, o secretário especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, o superintendente regional da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo, Alfredo Renautl, o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Almy Cordeiro de Carvalho, a representante da Petrobrás, Rosidéa Viana, al´me de representantes de ongs e empresas.

Confira a programação do Fórum de Responsabilidade Social:

Quarta-feira (14)

13h45m - Painéis – “Rede de Proteção Social (RPS) e outras Estratégias de Intervenção Social em Macaé” – Jorge Tavares Siqueira, secretário especial de Desenvolvimento Social e Humano de Macaé.

“O Poder Público e o Desenvolvimento Sustentável da Área de Influência da Bacia de Campos” - Juvêncio Papes (secretário de Desenvolvimento Sustentável de Macaé), Guilherme Jordan ( secretário de Indústria e Comércio de Macaé) e outros de secretários de municípios da região

15h15m Palestra – “Responsabilidade Social na Petrobras e na relação com as Contratadas” – Luís Fernando Nery, gerente de Responsabilidade Social da Petrobras.

16h Palestra - “Ferramentas para a Gestão da Responsabilidade Social (SA 8000; NBR 16001 e ISO 26000) -

Luciana Peixoto Moraes, professora da Unig e FunCEFET, diretora da Dinâmica da Terra e organizadora do “I Workshop em Responsabilidade Social Corporativa – Ferramentas para Alcançar a RSE”, no Instituto Nacional de Tecnologia (Rio de Janeiro).

16h45m Coffee-Break

17h Palestra - “Critérios Sócio-ambientais para o Cadastramento e Avaliação de Fornecedores - Auditoria Sócio-ambiental”

Dilma Pimentel, bióloga, especialista em Educação e Gestão Sustentável, professora da Universidade Estácio de Sá, atuando em disciplinas ligadas à Metodologia em Ciência, Cultura e Consumo e Responsabilidade Social e Ambiental.

17h45m Palestra – “Responsabilidade Social Empresarial como fator competitivo de Mercado” – Cláudia Jeunon, gerente de Responsabilidade Social Empresarial do Sistema Firjan.


Quinta-feira

14h30m Palestra - “Pesquisas Ambientais como Instrumento para a Sustentabilidade Regional” – Francisco Esteves, chefe do Departamento de Biologia da UFRJ, diretor do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem/UFRJ).

15h15m Palestra - “Impactos Sócio-ambientais no Gerenciamento de Resíduos Industriais” - Anderson Nascimento, diretor de projetos da Dinâmica da Terra, organizador do “I Workshop em Responsabilidade Social Corporativa – Ferramentas para Alcançar a RSE”.
16h Palestra – “Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas - Rio Rural ” – Nelson Teixeira Alves Filho, superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento
1
17h Coffee-Break

17h15m Palestra de encerramento: "Critérios de avaliação sócio-ambiental para financiamento" - Israel Blajberg, engenheiro do Departamento de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nenhum comentário: