terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ministério da Educação cria Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

Ministério da Educação cria Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
Maira Silva

Uma portaria assinada, no dia 16 de julho, pelo ministro da Educação Fernando Hadad instituiu o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. A relação põe ordem e padroniza as habilitações disponíveis no mercado, seguindo o mesmo mecanismo usado para a organização das carreiras de ensino superior. Por meio de um cadastro nacional feito em 2007, o Ministério da Educação encontrou aproximadamente 2800 denominações que designavam cursos iguais ou semelhantes. As escolas técnicas, agora, terão um prazo para se adaptarem ao catálogo.

O documento agrupa os cursos conforme suas características científicas e tecnológicas em 12 eixos, como por exemplo, 'Ambiente, Saúde e Segurança', 'Apoio Educacional', 'Militar', 'Gestão e Negócios', e outros que ao todo somam 185 opções. No catálogo, encontram-se também informações como as principais atividades desempenhadas pelo técnico, destaques na formação, áreas em que pode atuar, infra-estrutura recomendada para a escola e carga horária mínima de aulas.

As medidas visam facilitar a orientação vocacional dos alunos, esclarecer ao empregador habilidades do profissional, além de permitir uma avaliação qualitativa pelo Ministério. O projeto dá, ainda, autonomia às escolas para elaborar uma grade curricular que atenda as peculiaridades regionais e as demandas da sociedade.

Antes de ser aprovada, a versão preliminar do projeto esteve em consulta pública de novembro de 2007 a março de 2008 e recebeu 504 propostas que sugeriam novos cursos e alterações de tópicos já existentes.

Para adaptar-se ao catálogo, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz mudou o nome de dois dos três cursos que oferece. No processo seletivo para o ano que vem, o curso de Biodiagnóstico em Saúde passa a se chamar Análises Clínicas e o de Gestão em Serviços de Saúde agora se denomina Gerência de Saúde, sem mudanças ficou a habilitação de Vigilância em Saúde.

Nenhum comentário: