sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O ICC

Nosso Objetivo



O ICC tem por objetivo atuar como um centro virtual de estudos interdisciplinares de temas voltados para as Ciências Cognitivas, viabilizando o contato entre pesquisadores e estudantes de diferentes partes do país, integrando-os através das novas tecnologias de informação e comunicação em uma rede sólida e cooperativa de produção de conhecimento acadêmico.

Fundado em 08 de agosto de 1999, o ICC é uma instituição sem fins lucrativos que vem atuando desde sua fundação desenvolvendo pesquisas, cursos, palestras, seminários interdisciplinares que tenham como ponto comum as Ciências Cognitivas. Aliado a este esforço e com o objetivo de ampliar a abrangência do ensino científico, tem se concentrado, a partir de 2003, na elaboração de projetos de Educação Presencial dentro de sua área de atuação.

Mais do que concentrar algumas disciplinas com objetivos comuns, as Ciências Cognitivas visam estabelecer um diálogo entre grupos de disciplinas para que a complexidade dos fenômenos cognitivos não se percam sob abordagens parciais de apenas uma ou outra disciplina. Inicialmente, tais estudos giravam em torno de seis campos fundadores, quais sejam: as neurociências, a psicologia, a lingüística, a filosofia, a antropologia e a informática. Hoje, entretanto, o leque de disciplinas integradas têm sido aberto para englobar os estudos de Comunicação, Sociologia, Teologia dentre outros.

Fornecemos neste site um breve panorama de nossas pesquisas, formas de divulgação, eventos, base jurídica, breve apresentação dos associados e formas de contato, esperando ampliar a abrangência de nossas atividades, bem como a possibilidade de formação de novos núcleos de pesquisa a partir de parcerias e colaborações acadêmicas.

Atualmente nossos principais pontos de concentração estão voltados para a análise dos fundamentos sócio-culturais da produção de conhecimento na contemporaneidade; da dimensão psicológica dos produtos culturais produzidos nesta sociedade; da questão cognitiva aplicada às técnicas e tecnologias de Ensino à Distância; e em relação aos processos cognitivos e memória sobre a luz da neurociência.

Nenhum comentário: