quinta-feira, 25 de setembro de 2008

MÃO-DE-OBRA É CARENTE DE CAPACITAÇÃO

GAZETA MERCANTIL, 18/9/2008

MÃO-DE-OBRA É CARENTE DE CAPACITAÇÃO

Se o País comemora um período de crescimento sustentável na faixa dos 5%, o segmento da construção civil pode dar pulos de alegria, com desempenhos acima da média. É um dos setores que mais emprega. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o número de vagas na área - uma das portas de entrada no mercado mais imediatas para a população de baixa renda - é alto e, mais do que isso, não pára de crescer.

Em agosto, a construção civil respondeu, sozinha, por 15% dos 240 mil postos de trabalho formal criados no País. Os 35,8 mil novos trabalhadores que empregou no mês representaram um incremento de 36,5% sobre o saldo do mesmo período no ano passado. Na comparação com o mês anterior, a elevação foi de 2,04% - maior taxa de crescimento entre todos os setores monitorados pelo Caged.

Contingente despreparado

No entanto, esses números não servem só à bonança. Se por um lado o setor está empregando muito, por outro depara com uma mão-de-obra extremamente despreparada. Pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) mostrou que 80% dos trabalhadores dos canteiros de obra completaram, no máximo, quatro anos de estudo, sendo que 20% deles não são sequer alfabetizados. Apenas 18% desses trabalhadores já passaram alguma vez por curso técnico ou treinamento, e mais da metade deles vive com até dois salários mínimos.

Por conta disso e também da perda de produtividade que os baixos níveis de cultura e compreensão acabam causando, cada vez mais empresas e associações da construção civil têm investido em projetos de capacita-ção da mão-de-obra disponível. "Nós estamos muito preocupados com este gargalo na construção civil", diz o presidente da Abramat, Melvyn Fox.

Segundo ele, a maior dificuldade do setor está justamente na carência de profissionais gabaritados. "A falta que temos não é nem de material, nem de capacidade de produção. Qualificação é um problema que sempre existiu, não vem de agora", afirma Fox. "Mas, hoje, com a intensificação da demanda, puxada pelo desenvolvimento imobiliário e de infra-estrutura, sentimos muito mais essa carência."

Em 2007, essa carência já estava latente. Por isso, a Abramat encomendou o estudo à Poli, com o objetivo de traçar um raio X completo da mão-de-obra em atividade no setor. O resultado foi uma brochura de 130 páginas, publicada no final do ano passado, e um projeto de qualificação em nível nacional que a associação vem desenvolvendo ao longo de todo este ano.

A proposta cria uma rede de cursos de capacitação profissional, com currículo e certificado padronizados e reconhecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). "Assim como há uma habilitação reconhecida em todo o território nacional para o motorista de caminhão, a idéia é que haja uma também para o profissional da construção", exemplifica a gerente operacional da Abramat, Laura Marcellini.

O projeto já está em mãos dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Educação e na Casa Civil. Na ABNT, há uma equipe de técnicos, empresários e trabalhadores que, desde 2007, vem criando as regras e os tópicos que devem constar nas diferentes habilitações, listagem que deve ficar pronta este ano. O início do projeto, no entanto, depende de uma série de fatores e burocracias e ainda não tem previsão pela Abramat.



Outra matéria:

O DIA, 18/9/08

Prata da casa no comando do PAC

Engenheira moradora do Cantagalo é um dos poucos moradores com nível superior no complexo da Zona Sul

Natalia von Korsch

Aos 42 anos, todos eles vividos nas vielas do Morro do Cantagalo, em Ipanema, a engenheira eletricista Márcia Cristina de Sousa e Silva é a única com nível superior completo entre as sete mulheres da favela que trabalham de forma destacada nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, como noticiou ontem o ‘Informe do DIA’.

Ela faz parte do 1,6% dos moradores da comunidade que terminaram a faculdade, segundo levantamento socioeconômico realizado pela Secretaria Estadual de Obras. “Demorei 10 anos para me formar, porque não tinha dinheiro para pagar todas as disciplinas. No início, para conseguir emprego, não podia dizer onde morava. Sou mulher, negra e ainda moro em favela, sofri muito preconceito e aprendi com a vida a lidar com isso”, diz Márcia.

Solteira, a primogênita de cinco irmãos e tia de 11 crianças abdicou do sonho de casar e ter filhos para realizar o de ser a única da família a terminar os estudos: “Ou eu me formava ou casava, não dava para fazer os dois ao mesmo tempo. Para pagar a faculdade, tinha dois empregos. A vida para quem mora na favela é bem mais difícil”, lamenta a engenheira que venceu na profissão.

Sem planos de deixar a comunidade onde vive com os avós, Márcia é exemplo para outras guerreiras que, como ela, encontraram no PAC uma forma de voltar ao mercado de trabalho.

Todos os dias, às 7h, antes de sair de casa, Cristiane da Silva Martins passa perfume, coloca os brincos e se despede dos cinco filhos rumo ao trabalho. Aos 34 anos, a ex-copeira escolar é uma das três mulheres da comunidade que venceram o preconceito e há cinco meses trabalham como operárias nas obras do PAC.

Virar concreto, carregar baldes de cimento e usar os braços para construir os alicerces dos futuros prédios e ruas da favela são algumas de suas atribuições, exatamente as mesmas destinadas aos homens.

“No começo, todo mundo ficava olhando, estranhava um pouco nossa presença aqui. Mas, agora que já se acostumaram, esquecem até que a gente é mulher”, brinca a ex-copeira, que estudou até a sexta série do Ensino Fundamental e só trabalha com os cabelos soltos.

Em meio aos 230 colegas do sexo masculino com quem dividem o trabalho pesado, a vaidade foi a forma encontrada por elas para se diferenciar e manter a feminilidade. “Eu não saio de casa sem passar um batonzinho. Não é porque fazemos trabalho de macho que não podemos ser femininas”, explica a ex-empregada doméstica Maria Auxiliadora Vieira, 38 anos, cujos grandes brincos são marca registrada.

Em breve, novas aquisições femininas serão acrescentadas ao grupo. Elas serão responsáveis por fiscalizar o acabamento das obras e dar retoques finais ao projeto.

O ‘mapa’ feminino do PAC

Sete meses depois do início das obras do PAC no Cantagalo e no Pavão-Pavãozinho, apenas 15 mulheres fazem parte da equipe de funcionários, cerca de 6% do total de 260. Ainda assim, o número de trabalhadores do sexo feminino residentes na favela (sete) é expressivo, em relação a outras comunidades que também estão recebendo o Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal.

No Complexo do Alemão, são 16 mulheres entre 420 trabalhadores, pouco menos de 4%, e apenas duas delas moram na favela.

No Complexo de Manguinhos, dos 373 funcionários (203 diretos e 170 indiretos), 16 são do sexo feminino, ou cerca de 4% do total. É o único local onde a maioria vive na favela: 10 trabalhadoras.

Das quatro comunidades onde há obras do PAC, a Rocinha é onde a relação de mulheres para o total de trabalhadores é maior. São 11 delas para 70 funcionários (15%). Três são da favela.

.

SINDUSCON-RIO - Rua do Senado 213 - Centro - Rio de Janeiro - (21) 2221-5225

Para não receber este informativo, clique em REMOVER.

Para atualizar seu e-mail em nossa base de dados, clique em alterar.

Nenhum comentário: