Para alcançar a rede pública escolar com ações de sensibilização, o Projeto oferece oficinas de curta duração para profissionais bem como apresentações culturais - de Teatro do Oprimido ou exibição de curta-metragem com debate.
A oficina é direcionada para todos os profissionais da escola, com 4 horas de duração, realizada por profissionais capacitados do Projeto. O objetivo é produzir uma ressignificação do olhar dos profissionais e das instituições de ensino alcançadas para a questão da diversidade sexual e gênero na escola. Esta atividade deve ser a primeira ação do Projeto, sensibilizando o coletivo de profissionais.
Para atingir toda a comunidade escolar, o Projeto realiza posteriormente à oficina uma apresentação cultural, que pode ser do espetáculo de Teatro-Fórum "Coisa de Menina", tanto para o Ensino Fundamental ou Médio, ou a exibição e debate dos curtas-metragens "Novamente" e "Por outros olhos", apenas para o Ensino Médio. Produzidos pelo Projeto, foram construídos a partir de relatos e experiências de jovens, e discutem situações de violência e discriminação dentro da escola. Vale destacar que as apresentações culturais só são realizadas após a oficina na escola.
Essas atividades não trazem nenhum custo para a instituição escolar, pois todos os gastos são cobertos pelo MEC, pela SECAD e pela UFRJ. Caso a escola esteja interessada em agendar estas ações, basta entrar em contato através do telefone (21) 2598-1892 ou pelo email diversidadeppc@me.ufrj.br
www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário