quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Tipologias

No mundo urbanizado contemporâneo podem ser verificadas diferentes tipologias habitacionais. Estas tipologias costumam ser encontradas em uma mesma região urbana, visto que elas fazem parte de uma mesma cultura e de um mesmo conjunto de hábitos daquele povo. Por outro lado, determinadas tipologias são propostas de tempos em tempos por algumas correntes arquitetônicas novas ou por indivíduos desejosos de novas experiências urbanas. De qualquer forma, as tipologias próprias de uma região ou de um povo são sempre limitadas pela legislação urbanística de uso e ocupação do solo daquele lugar: dependendo do zoneamento de cada região, incentiva-se a construção de residências isoladas ou proíbe-se, por exemplo, a produção de apartamentos. Tal legislação é, porém, resultado também dos hábitos daquele lugar confrontados com novos estudos profissionais.

De qualquer forma, como em qualquer sociedade capitalista, as tipologias verificadas em uma dada região são sempre influenciadas pelas demandas e limitações do mercado imobiliário local: se por um lado este tenta vender aquilo que as pessoas estão acostumadas a comprar, por outro lado ele procurará criar novas tipologias mais lucrativas e fará publicidade delas.

É possível encontrar nas grandes cidades exemplares das seguintes tipologias:

[editar] Residência unifamiliar isolada

A Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright: possivelmente uma das residências particulares mais famosas da História da Arquitetura.A propriedade destinada a uma única família, incorporada a um único lote, costuma ser entendida como o próprio arquétipo da casa. Embora, durante a história da Arquitetura e do Urbanismo ela tenha sido por várias vezes criticada, ainda é considerada um ideal de moradia para muitas pessoas. No Brasil ela é tradicionalmente encontrada isolada, no meio de um único lote urbano, recuada em relação à rua. Também é a tipologia mais comum nos subúrbios dos países centrais do capitalismo (especialmente nos subúrbios norte-americanos).

Entre as ávarias residências deste tipo podem-se destacar as seguintes tipologias:

Bangalô. Uma residência com um pavimento apenas.
Sobrado. Uma residência com dois ou mais pavimentos. É uma tipologia bastante comum no Brasil.
Casa geminada – Duas ou mais residências que se aproveitam de uma mesma estrutura (daí serem consideradas "gêmeas")

Nenhum comentário: