segunda-feira, 23 de março de 2009

Pará oferece supletivo para formar índios professores

São Paulo - Cerca de 50 índios das aldeias Kayapó, localizadas nos municípios de São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte e Pau D'Arco, no sul do Pará, vão participar dos exames supletivos especiais de conclusão do ensino fundamental, segundo informações do Governo do Estado. Os exames, realizados em Belém, fazem parte do curso de formação de professores índios e da conclusão do ensino fundamental, para que possam dar continuidade aos estudos. Segundo o governo, quase todos os índios que participam do curso não concluíram o ensino fundamental ou não têm documentação escolar, mas atuam como professores nas aldeias dos municípios.

Os exames já foram aplicados nos polos de Belém, Jacareacanga, Santarém, Marabá e Oriximiná. Além de São Félix do Xingu, cerca de 60 indígenas de Altamira e 100 de Tumucuma deverão fazer o exame este ano. A programação, que começou na última sexta-feira e segue até o próximo dia 31, foi preparada por professores da Escola Itinerante de Formação de Professores Índios do Pará. A cada dia, após a exposição dos temas definidos, são aplicadas provas de múltipla escolha com 20 questões das disciplinas Arte, História, Geografia, Matemática, Ciências e Língua Portuguesa, além da prova de Redação.



Gostaria de ver o mesmo empenho em incluir outras categorias que já fazem o serviço de profisssionais que não podem acessar locais que considerão inseguros ou fora de sua realidade de convivencia social.

Nenhum comentário: