sexta-feira, 6 de março de 2009

Conselho Nacional de Educação

Jornadas “Cá Fora Também se Aprende!”

O Conselho Nacional de Educação está a organizar um ciclo de seminários sobre educação não formal e informal intitulado “Cá Fora Também se Aprende!”.
O próximo seminário realiza-se no dia 2 de Março, no Auditório do Conselho Nacional de Educação, em Lisboa, sendo dedicado ao debate sobre o papel que cabe às entidades culturais desempenhar na identificação e reforço das potencialidades educativas de contextos informais e não formais do quotidiano, contribuindo para tornar a sociedade portuguesa uma sociedade culturalmente mais rica, mais estimulante e mais criativa.

Poderá consultar o programa do Seminário em www.cnedu.pt

Novas Publicações

"A Educação das Crianças dos 0 aos 12 Anos" é o resultado do trabalho de reflexão e debate desenvolvido pelo CNE sobre a temática da educação das crianças desde a mais tenra idade e inclui o Estudo, as actas do Seminário, realizado a 20 de Maio de 2008, e o Parecer, publicado no Diário da República nº228, 2ª série, de 24 de Novembro de 2008.


Do bem e do mal que andam pelos caminhos da vida são em boa parte responsáveis aqueles que se consagram com alma ou sem ela à obra da educação. É deles que depende, não direi todo, mas uma parcela considerável do destino humano.

Faria de Vasconcelos, Problemas Escolares,

Seara Nova, 1921, pp. 9-18.

Ao longo dos últimos vinte anos, o Conselho Nacional de Educação tem vindo a acompanhar o desenvolvimento da política educativa à luz da missão e objectivos que lhe foram originariamente atribuídos na Lei nº 31/87, de 9 de Julho. A sua composição alargada e modo de funcionamento consolidaram uma prática de debate e de reflexão entre os diferentes parceiros educativos que o afirmaram como um órgão independente, com funções de natureza consultiva, destinado a proporcionar a participação das várias forças sociais, culturais e económicas, na procura do que pode ser chamada uma verdadeira concertação sócio-educativa.

Para tal muito contribui o trabalho realizado pelos Conselheiros ao nível das Comissões Especializadas, onde de forma sistemática é feito o acompanhamento da acção desenvolvida nas diferentes áreas do sistema educativo, são apreciadas propostas legislativas sobre as quais o CNE é chamado a pronunciar-se, é avaliado o impacto de medidas políticas sectoriais, ou são aprofundadas temáticas susceptíveis de contribuir para a melhoria da educação. O empenho dos conselheiros, com formações muito diversas e vindos de vários sectores da nossa sociedade, reflecte bem quanto as tarefas da educação são uma responsabilidade de todos.

Mesmo quando as opiniões e pareceres emitidos pelo CNE nas mais diferentes áreas da política educativa não merecem acolhimento por parte do poder executivo, tal não deve desmerecer o papel do CNE, cujas posições devem valer pela força dos argumentos apresentados e fundamentação que os suportam. É com esse objectivo que o CNE promove a realização de estudos, relatórios e a discussão aberta ao exterior de temas da maior pertinência e actualidade, assegurando com a sua actividade editorial a difusão dos mesmos. A renovação do sítio Internet que agora apresentamos visa igualmente o mesmo propósito.

Antecipar novos caminhos e soluções para os problemas da educação no nosso país continuará a ser a ambição do CNE, única razão do esforço e empenho com que todos aqui trabalhamos.



Prof. Doutor Júlio Pedrosa
"A Escola Face à Diversidade: Percepções, Práticas e Perspectivas" é uma publicação que contém o essencial das intervenções e dos debates que se geraram no Seminário realizado no CNE no dia 29 de Maio de 2008, sobre como poderão as escolas lidar com as diversidades que caracterizam a sociedade actual e que estão necessariamente presentes numa escola de todos e para todos.
Pode encontrar mais informação em www.cnedu.pt Publicações/Seminários e Colóquios e Estudos e Relatórios.

Nenhum comentário: