terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O Carrefour acredita na capacidade de transformação dos jovens

O Carrefour acredita na capacidade de transformação dos jovens, inclusive para mudar sua própria trajetória. Além disso, a empresa também apóia e valoriza o trabalho das instituições privadas, sem fins lucrativos, como grandes propulsoras na criação de espaços de oportunidades para a juventude. E o mais importante: entende os desafios das organizações da sociedade civil na sua sustentabilidade a médio e longo prazo, para que as mudanças sejam efetivas.

Por esta razão, o Carrefour Brasil e a Fundação Internacional Carrefour, lançam o projeto Jovens em Transformação – Trabalho por um futuro melhor com intuito de selecionar e apoiar três instituições que unem as duas pontas: a geração de renda e a sustentabilidade para as organizações sociais, somadas às ações que gerem oportunidades para a juventude.

Para participar da seleção, é necessário ler as regras e condições do Edital, clicando abaixo, e mandar a sua proposta até o dia 13 de março de 2009.







O Carrefour acredita na capacidade de transformação que os jovens podem promover para mudarem a sua própria trajetória. Além disso, a empresa também apóia e valoriza o trabalho das instituições privadas, sem fins lucrativos, como grandes propulsoras e espaços de oportunidades para a juventude. E o mais importante: entende os desafios das organizações da sociedade civil na sua sustentabilidade a médio e longo prazo, para que as mudanças sejam efetivas.

Por esta razão, este edital vem unir duas pontas: a geração de renda e sustentabilidade para as organizações sociais somadas às ações de oportunidades para a juventude.

1. APRESENTAÇÃO E OBJETIVO

Este edital tem como finalidade convidar instituições privadas, sem fins lucrativos, constituídas sob a forma de associação, fundação ou cooperativa, a participar do processo de seleção de propostas, localizadas nas cidades ou regiões metropolitanas das unidades da empresa.

O objetivo é apoiar as organizações sociais para seu fortalecimento institucional e que necessitam de um apoio financeiro para ampliar o seu impacto e resultado, como estratégia de desenvolvimento social e sustentável.

O Carrefour entende como “fortalecimento institucional” os processos e iniciativas que visam assegurar a realização, de forma continuada em médio e longo prazo, a missão da organização na sociedade. São ações que:

Fortaleçam a capacidade de articulação das iniciativas e de promoção de processos de mudança social;
Ampliem a legitimidade e credibilidade da organização;
Busquem, principalmente, o aprimoramento gerencial e operacional, para sua autonomia e desenvolvimento, tanto social como econômico.

Ao final, 3 (três) propostas serão beneficiadas com um recurso máximo de 83 mil EUR (euros) para cada organização, para ser utilizado no prazo de 1 (um) ano.

2. DA PARTICIPAÇÃO

Para efeito deste edital, serão consideradas propostas de instituições privadas, sem fins lucrativos, constituídas sob a forma de associação, fundação ou cooperativa, que:

Desenvolvam Programas e/ou Projetos de Geração de Renda, com vistas ao desenvolvimento de sua própria instituição e;
Tenham os Programas e/ou Projetos de Geração de Renda aliados a uma ação de qualificação profissional de jovens para o mundo do trabalho.

3. CRITÉRIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

As instituições candidatas devem ser constituídas legalmente no Brasil há no mínimo 2 (dois) anos, com exercício comprovado neste período, além de possuir os registros legais necessários para o desenvolvimento de suas atividades.

Além disso, serão beneficiadas apenas as instituições que possuam atendimento direto às comunidades das seguintes cidades:

- Manaus (Amazonas)
- Fortaleza (Ceará)
- Brasília (Distrito Federal)
- Vitória (Espírito Santo)
- Goiânia (Goiás)
- Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
- Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba (Minas Gerais)
- João Pessoa (Paraíba)
- Pinhais, Curitiba, Londrina (Paraná)
- Recife (Pernambuco)
- Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Canoas, Santa Maria, Gravataí (Rio Grande do Sul)
- Natal (Rio Grande do Norte)
- Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niterói, Alcântara, Santa Cruz, Belford Roxo, Duque de Caxias, Campo Grande (Rio de Janeiro)

As mesmas ainda devem apresentar:

Habilitação jurídica:
- Cópia autenticada do estatuto social registrado em cartório;
- Cópia simples do Cartão do CNPJ;
- Cópia autenticada de comprovante de inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (para as instituições que se encaixam nos critérios dos CMDCAs de suas cidades).

Regularidade fiscal:
- Certidões negativas do INSS e FGTS com validade até, pelo menos, 5 de dezembro de 2008;
- Balanço Patrimonial e Demonstração de Superávit e Déficit do exercício social encerrado em 2007.

4. SOBRE AS PROPOSTAS ELEGÍVEIS

As propostas de Geração de Renda apresentadas devem:

Ser o resultado de um processo (Programa e/ou Projeto) que envolva a qualificação de jovens para o mundo do trabalho, em um período mínimo comprovado de 2 (dois) anos;
Proporcionar uma bolsa auxílio ou ajuda de custos para os jovens envolvidos diretamente e/ou suas famílias;
Estes Programas e/ou Projetos de Geração de Renda podem promover a absorção pela própria instituição dos jovens que passaram pelo processo de qualificação para o mundo do trabalho;
Os mesmos podem ser desenvolvidos na sede da organização ou em locais de apoio da comunidade onde esta atua;
Os recursos destes Programas e/ou Projetos de Geração de Renda devem ser convertidos em benefícios para a própria instituição, como forma de dar sustentabilidade econômica para a mesma;
Ser inovador para o cenário regional em que está inserido e ser sócio-ambientalmente responsável com a comunidade em que está envolvida;
Ter um compromisso com o desenvolvimento local das comunidades onde está inserida;
Demonstrar viabilidade e crescimento em larga escala a médio e longo prazo.

Os jovens envolvidos nos processos (programas ou projetos) de qualificação para o mundo do trabalho e envolvidos nas atividades de geração de renda da instituição devem:

Ter entre 16 a 24 anos, cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental e Médio;
Pertencer a uma família de baixa renda e situação de risco social;
Caso o jovem ainda esteja cursando o Ensino Formal, o seu tempo de atividade prática não pode ultrapassar 6 horas/dia, conforme estabelece a Portaria 615 do Ministério do Trabalho e Emprego, no caso de jovens na faixa etária de até 24 anos.

Os processos de qualificação para o mundo do trabalho integrados às atividades de geração de renda da organização DEVEM:

Ter carga horária mínima de 400 horas de formação (entre teórica e prática);
Abranger na formação conteúdos técnicos da atividade e os conteúdos transversais para o desenvolvimento do jovem para o mundo do trabalho.

5. CRITÉRIOS QUE SERÃO CONSIDERADOS NA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS

A avaliação das iniciativas inscritas considerará:

Atender às diretrizes dos itens 3 e 4 deste edital;
Apresentar justificativa com base nas necessidades e demandas;
Descrever de forma clara os objetivos a serem alcançados e ações correspondentes;
Envolver toda a organização nas ações propostas pelo projeto, de forma participativa;
Apresentar consistência e coerência no plano de trabalho proposto, em razão da missão da organização;
Apresentar indicadores de resultado;
Apresentar viabilidade financeira com base no plano de trabalho;
Ter infra-estrutura física para desenvolvimento das ações da proposta;
Equipe técnica qualificada com as ações e com o plano de trabalho;
Indicações de como o projeto terá continuidade sem o apoio do Carrefour;
Parcerias estabelecidas.

6. JUSTIFICATIVA DOS CRITÉRIOS DEFINIDOS PELO CARRFOUR

A importância da garantia da permanência e continuidade no Ensino Formal para o Carrefour

A continuidade no Ensino Formal é critério fundamental em todos os projetos apoiados pela empresa.
Hoje são 1,5 milhões de jovens analfabetos;
A freqüência ao ensino médio na idade adequada ainda não abrange metade dos jovens brasileiros de 15 a 17 anos. Cerca de 34% deles ainda estão retidos no Ensino Fundamental;
Apenas 12,7% dos jovens de 18 a 24 anos têm acesso ao Ensino Superior.

A relação do jovem brasileiro com o trabalho

O Carrefour, um dos maiores empregadores do país, enxerga uma realidade que precisa ser transformada:
No Brasil, aproximadamente 50% da população desempregada é jovem e segundo o DIEESE 2006 - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos -, cerca de 90% dos jovens desempregados são de famílias com renda per capita inferior a 2 salários mínimos;
42,4% estão empregados com registro na Carteira de Trabalho e 24,4% trabalham sem seus direitos garantidos, ou seja, sem registro na Carteira de Trabalho empregadores (Pesquisa Jovens e Trabalho no Brasil - IBGE/PNAD 2006);
A mesma pesquisa revela que quanto menos tempo de estudo, menor o rendimento familiar per capta – 82,1% dos jovens com Ensino Médio possuem as menores rendas;
22,7% dos trabalhadores resgatados em situação de trabalho escravo no Brasil, tinham até 24 anos (Relatório Trabalho Escravo no Brasil no século XXI, OIT, 2007);
Segundo Pesquisa da Unicef de 2007, 33% dos jovens entre 15 e 24 anos entrevistados abandonam os estudos para trabalhar e são os mais jovens que estão mais vulneráveis às piores condições de trabalho, segundo a pesquisa da OIT – Juventude e Trabalho Decente.

7. SOBRE A APRESENTAÇÃO DO PROJETO

As propostas deverão seguir a ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico: www.carrefour.com.br, no Menu Carrefour – Responsabilidade Social.

A apresentação do trabalho, seu desenvolvimento e seu cronograma financeiro deverão ser planejados para o prazo de execução de 12 meses – no período de setembro de 2009 a agosto de 2010 (inclusive).

8. SOBRE O PERÍODO DE INSCRIÇÃO E O ENVIO DOS DOCUMENTOS

O prazo para recebimento da proposta de projeto é 13 de março 2009. A proposta em arquivo WORD e a Planilha financeira em EXCEL deverão ser enviadas exclusivamente por correio, impressos em folha A4 em 1 (uma) via, preferencialmente via Sedex com aviso de recebimento, para:

Instituto Carrefour
A/C Responsabilidade Social – Jovens em transformação
Rua Paul Valery, 255
Granja Julieta
CEP 04719-050 – São Paulo – SP

Não serão aceitas propostas apresentadas por fax, e-mail ou entregues pessoalmente, ainda que dentro do prazo. O recebimento de qualquer proposta por outra forma que não o correio implicará sua desclassificação do processo seletivo.

Materiais adicionais que possam complementar a apresentação das propostas podem ser anexados ao formulário de inscrição.

Para efeito de inscrição, serão consideradas as propostas postadas até o dia 13 de março 2009. Qualquer proposta postada depois dessa data será desconsiderada.

9. PROCESSO DE SELEÇÃO

Além disso, o Carrefour não se compromete em aceitar nova apresentação de qualquer proposta fora do prazo, sob a alegação de extravio da mesma pelo serviço de correio.

O processo seletivo dos projetos compreende as seguintes etapas, todas eliminatórias:

Etapas


Descrição


Data

Pré-seleção


Primeira seleção dos projetos enviados.


Março

Seleção – 1era etapa


Avaliação pelo Comitê avaliador de 10 projetos.


Março

Seleção – 2nda etapa


Seleção pela Fundação Internacional Carrefour de 5 projetos


Março - Abril

Visita


Visita pessoal às 5 instituições pré-selecionadas.


Abril

Reavaliação dos projetos


Avaliação das visitas presenciais.


Abril

Seleção final


Votação pelos funcionários do Carrefour.


Junho

Divulgação no site dos resultados


Os 3 projetos que recebem mais votos serão contemplados.


8 de Julho















10. COMITÊ DE SELEÇÃO

O Comitê de Seleção será constituído por pessoas indicadas pelo Carrefour com experiência nas áreas de abrangência do edital. A seleção será efetuada por meio da análise do material de inscrição, dos materiais complementares e da documentação produzida pelas etapas de seleção realizadas anteriormente, além dos relatórios de visitas técnicas.

Os integrantes do comitê de seleção não poderão ter nenhum vínculo com as iniciativas que estiverem em processo de seleção. Além disso, o Carrefour poderá solicitar documentos e comprovações relacionados ao proponente ou à iniciativa inscrita, materiais complementares ou informações adicionais necessárias para subsidiar o trabalho do Comitê de Seleção.

11. DIVULGAÇÃO DOS PROJETOS SELECIONADOS

As propostas pré-selecionadas eleitas para receberem as visitas pessoais da equipe técnica do Carrefour serão comunicadas até o dia 15 de abril de 2009.

A lista final de divulgação das 3 (três) instituições selecionadas será publicada no site www.carrefour.com.br até às 20 horas do dia 08 de julho de 2009.

12. INFORMAÇÕES GERAIS

Não serão devolvidos os documentos comprobatórios e quaisquer outros materiais entregues ou enviados para o Carrefour para participação no processo seletivo previsto neste edital. Ao término da seleção, todos os documentos relativos às propostas não contempladas serão destruídos;
Eventuais irregularidades relacionadas à iniciativa constatadas a qualquer momento, implicarão inabilitação da inscrição;
O Carrefour não fará a comunicação individual para as instituições não selecionadas. Apenas as propostas aprovadas serão divulgadas no site www.carrefour.com.br;
O ato da inscrição pressupõe plena concordância com os termos deste edital.

13. DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail sustentavel@carrefour.com até 12 de março 2009, 12h.

Nenhum comentário: