terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ensino Tecnológico

Prezados colegas do terceiro setor relacionados com o ensino Tecnológico

O CEFETMG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) se encontra num momento delicado na rede federal de ensino profissional e Tecnológico, junto com o CEFETRJ (Celso Surkov), na medida em que os dois não se transformaram em IFETs
E nem foram transformados em Universidades Tecnológicas (como o CEFETPR).
Estão assim como se fosse “no limbo” dentro do sistema, mas o processo de transformação de todos os outros CEFETs em Institutos Federais de Educação Tecnológica está definido, implantado legalmente e acelerado em termos de execução física e administrativa.

Posto isto, vocês teriam material, estudos, opiniões, dados já possíveis de inferências, fundamentos para as decisões dos outros CEFETs ou o que seja que poderiam me repassar para nos auxiliarem pelo menos na compreensão mais efetiva do problema e/ou em possíveis tomadas de posição e decisões?

As questões que mais nos afligem são (sem dispensar as outras):


1- O que são efetvamente os IFETs?
2- O que difere um IFET da Universidade Tecnológica do Paraná?
3- Quais as vantagens e desvantagens da transformação em IFET?
4- A lei que cria os IFET’s estabelece 50% das matrículas para o ensino técnico. Isto é bom ou ruim para os CEFETs?
5- A lei que cria os IFET’s estabelece orçamento próprio para as unidades. Isto é bom ou ruim?

No aguardo de ajuda, agradeço antecipadamente

Juracy Ventura

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