sexta-feira, 30 de abril de 2010

SALA DE AULA NO CANTEIRO DE OBRAS

O Dia, 18/4/2010

Caderno de Emprego



Instituições vão oferecer mais de 15 mil vagas em cursos gratuitos na construção civil. Setor deverá gerar 20 mil vagas no Rio este ano

Por Leila Souza Lima

Não é por falta de oportunidade que os interessados em trabalhar na área de construção civil vão ficar de fora do mercado. Com problemas para encontrar profissionais com determinados perfis e antevendo prevista escassez de mão de obra, devido ao aquecimento econômico do segmento, os próprios empregadores vêm investindo em formação. O Sindicato da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) vão oferecer mais de 15 mil vagas em cursos gratuitos nos próximos meses, com inscrições abertas.

Parcerias com o setor público ou iniciativas 100% privadas oferecem cursos gratuitos e ainda incluem alimentação, material didático, além de encaminhamento ao mercado de trabalho, por meio de bancos de emprego. Certificados por instituições como o Senai-RJ, profissionais ou candidatos a vagas na área têm aulas nos canteiros de obras.

O Programa ‘Próximo Passo’ — lançado ano passado para beneficiários do Bolsa Família do governo federal e executado pelas secretarias estadual e municipal de Assistência Social e Trabalho — já autorizou 25.250 vagas em cursos, das quais restam cerca de 15 mil a serem preenchidas. Do total, há 4.288 já formados e 6.052 em sala de aula. “Nessa iniciativa, indicamos as profissões com mais demanda e encaminhamos os formados às empresas”, explica Antônio Carlos Mendes Gomes, diretor-superintendente do Sinduscon-Rio.

Levantamento da instituição estima que pelo menos 20 mil vagas deverão ser abertas no estado pelo setor até o fim do ano. E muitas delas serão aproveitadas por mulheres, a julgar pelo público que os programas de qualificação vêm atraindo. Obras do Programa de Aceleração do Crescimento 2 e do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, vão impulsionar a atividade, gerar empregos e renda.

“Tivemos uma grande surpresa, porque 90% dos inscritos nos cursos são mulheres chefes de família, que às vezes levam até os filhos para as aulas. O objetivo delas, porém, é trabalhar por conta própria, prestando serviço nas localidades onde vivem”, conta Gomes. Segundo ele, o grande desafio é levá-las para a formalidade.

Os salários variam conforme o cargo. Os pisos foram reajustados em 9% em média. Assim, um pedreiro passou a receber este ano R$ 1.067 por mês, e um servente, R$ 792. Além disso, eles têm direito a café da manhã, almoço, vale-transporte e assistência do Seconci-Rio.

TOME NOTA

‘PRÓXIMO PASSO’

Interessados no programa do governo federal, em parceria com os governos estaduais e municipais e Sinduscon-Rio, devem ir a uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com todos os documentos. Informações: 21) 2332-9999.

SECONCI

Curso de Iniciação profissional em Construção Civil — aberto o ano inteiro para moradores de comunidades pobres. São 40 horas de aula, durante uma semana.

Qualificação Profissional — parceria com o Senai para requalificar em diferentes profissões: pedreiro de alvenaria, carpinteiro de forma, eletricista de obras, armador de bancada, mestre de obra, encanador, gasista, entre outros. São 581 horas, com aulas à noite.

Canteiro Escola — projeto destinado à formação de instrutores.

Educação para o Trabalho — curso para moldar o perfil profissional e aumentar a empregabilidade do trabalhador.

Informações: Rua Pará 141, Praça da Bandeira, tel: (21) 2101-2555, www.seconci-rio.com.br.



Outra matéria:

O Dia, 18/4/2010

Caderno de Emprego

CURSO: 500 VAGAS

Seconci abre amanhã inscrições para interessados em trabalhar no setor de construção civil. Programa é gratuito e oferece alimentação

Na próxima segunda-feira, o Serviço Social da Indústria da Construção no Rio de Janeiro (Seconci-Rio) vai abrir inscrição para preencher 500 vagas no curso de iniciação Profisional em Construção Civil. ‘Estamos começando a perceber a falta de trabalhadores qualificados, devido ao aquecimento do mercado. Não podemos esperar até viver um apagão’ diz Ana Cláudia Gomes, coordenadora de Relações Institucionais do Seconci-Rio.

Segundo ela, todos os trabalhadores que passa pelos programas de qualificação da entidade com aproveitamento são cadastrados em um banco de oportunidades para atende rem às necessidades de empresas do setor: “Basta ligar para o Seconci ou ir direto à sede para obter informações sobre os cursos. Os alunos também têm direito a alimentação e material didático gratuitos”.

EXPANSÃO

Pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta aumento na contratação em diferentes setores, especialmente construção civil. O estudo mostra a expectativa de 415 empresários - empregadores de mais de 495 mil pessoas — e aponta que haverá grande número de ofertas para profissionais de marcenaria, eletricidade predial, construção em alvenaria, aplicação de revestimento cerâmico e outros. A expansão ocorrerá em todo o País, avalia o Observatório Ocupacional do Senai Nacional, e reflete a retomada dos investimentos em grandes projetos.

Em construção e edificações, destacam-se profissionais de alvenaria, aplicação em revestimentos cerâmicos e instalação predial. Nas obras de infraestrutura, há carência de trabalhadores de terraplanagem, preparo de terrenos e concreto e montagem de estruturas metálicas.

INFORME-SE

SECON

Formação de aprendizes, qualificação e aperfeiçoamento. Informações: Rua Pará, 141, Praça da Bandeira, tel: (21) 2101-2555; www.seconci-rio.com.br.

ZONA PORTUÁRIA

A ONG Galpão Aplauso no Rio de Janeiro, onde foram instaladas 3 oficinas de formação de mão de obra (pedreiros, carpinteiros e eletricistas) com apoio do Banco lnteramericano de Desenvolvimento Informações: Rua General Luiz Mendes de Moraes 50, Santo Cristo, Zona Portuária.

SENAI

A instituição oferece cursos livres e qualificação técnica. Informações: ww.senai.Br; telefone 0800-231231.

.
SINDUSCON-RIO - Rua do Senado 213 - Centro - Rio de Janeiro - (21) 2221-5225

Nenhum comentário: