quinta-feira, 1 de abril de 2010

Festival começa com manifestação contra privatização

retirado
27-09-2007

catadores_BH_
O Festival Lixo & Cidadania é uma iniciativa da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material reaproveitável de Belo Horizonte – Asmare, em parceria com a Rede de Economia Solidária – Cataunidos. O evento aconteceu de 18 a 22 de setembro em Belo Horizonte (MG). Uma manifestação realizada no centro da capital mineira, marcou abertura do festival. Cerca de três mil catadores e catadoras reivindicaram a inclusão da categoria na coleta seletiva. Os manifestantes vieram de vários Estados e tinham como principal objetivo o protesto contra a privatização da coleta seletiva. Pediam uma política pública Nacional e Estadual de resíduos sólidos. O ato terminou com uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Há dois anos, a coleta seletiva de Belo Horizonte foi privatizada por meio de uma licitação publicada pela Prefeitura do Município. Segundo a coordenadora da Pastoral do Povo da Rua de Regional Leste II da CNBB, Cristina Bove, a privatização representa uma ameaça aos catadores pela perda em quantidade e qualidade dos produtos recicláveis. “Este fato levou o Movimento Nacional dos Catadores a realizar uma mobilização para dizer um não à privatização”, ressalta. Segundo Cristina, a sociedade valoriza e reconhece o trabalho dos catadores pela dimensão social e ambiental que representam e lembra da importância que a catação tem para o resgate do morador de rua. “O trabalho da catação feito pelos catadores, mesmo em associações, não exclui ou impede o trabalho de moradores e de ex-moradores de rua que sobrevivem da coleta”, afirma.
No Festival, as pessoas em situação de rua também são lembradas por meio de debates, além das diversas temáticas sobre reciclagem e meio ambiente. Diversos convidados do Movimento Nacional da População de Rua, professores universitários e do Ministério do Desenvolvimento Social debateram sobre a revitalização urbana com destaque na população de rua e o direito a cidade. Este ano, a discussão se centrou na busca de uma política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos e o papel do catador neste contexto.
A idéia da realização de um festival nasceu em 2002, dos catadores da Asmare que sentiram a necessidade de convocar as diversas esferas da sociedade e do poder público para participar das discussões sobre a reciclagem, já que o tema interessa a todos. Nos últimos dois anos participaram também catadores dos países latinos, asiáticos e africanos.

Nenhum comentário: