sexta-feira, 4 de abril de 2008

Chance II

Exame
Particulares e federais se destacam no Enem 2007
04/04/2008 08h45

Do JC

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007 confirmam uma tendência: o melhor desempenho dessa etapa da educação no País está associado a escolas particulares e federais. Das 20 escolas que estão no topo da lista no exame do ano passado, 18 são privadas e duas públicas – estas ligadas a universidades. Estas instituições normalmente têm orçamento alto e processo de seleção criterioso.

Mesmo quando se consideram apenas as escolas públicas (que também englobam as redes mantidas pelos Estados e municípios), as federais se mantêm na frente – das 20 primeiras, apenas três são escolas estaduais e, mesmo assim, incluem duas técnicas e o Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

A participação no Enem não é obrigatória. Por isso, nem todas as escolas participantes têm seus resultados divulgados pelo Ministério da Educação. Mesmo assim, é possível fazer comparações entre as que têm a nota divulgada porque o Ministério usa uma fórmula para corrigir a participação.

Dos 20 melhores colégios, oito estão na cidade do Rio de Janeiro. Na seleta lista, encontram-se ainda quatro de Minas Gerais e três de São Paulo. As três escolas do País com melhor média são bem conhecidas de cariocas e paulistas. No Rio, o tradicional colégio de São Bento foi o que teve o melhor desempenho (83 pontos numa escala de zero a 100), seguido do também carioca Santo Agostinho (82 pontos) e do paulistano Vértice (82 pontos).

O quarto colocado vem da Bahia: o Colégio Helyos, de Feira de Santana. Também constam do ranking das 20 melhores dois colégios do Piauí (o Instituto Dom Barreto, o melhor em 2006, e o Educandário Santa Maria Goretti) e um de Pernambuco (o Colégio Equipe).

As duas instituições públicas da lista são colégios de aplicação vinculados a universidades federais: o da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o da Federal de Viçosa.

Essa é a segunda etapa de divulgação dos dados do Enem de 2007. Em novembro passado, o MEC já havia divulgado que a média dos estudantes da rede pública estava muito abaixo da dos da rede privada: 48 pontos ante 69 na prova objetiva e 55 ante 63 na redação.

Para Paulo Fábio Salgueiro, que já coordenou vestibular da Uerj e é subsecretário estadual de Educação, não é possível determinar, nas escolas do Rio, uma característica única que explique o bom resultado dessas instituições. Ele lembra, porém, que a origem social dos alunos dessas instituições explica bastante o seu resultado.

Os dados do Enem por município e por escola foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação. A tabulação foi feita pela Folhapress – o instituto não elabora tabelas sob a alegação de ser contrário a rankings.

Nenhum comentário: